4ª Ultramaratona Fuzileiros Navais Rio24h.
Por Elias Medeiros
A IV Ultramaratona Fuzileiros Navais 24h foi realizada no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) no Rio de Janeiro. A parceria vitoriosa entre a Marinha do Brasil e a Corpore, recebeu a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), sendo elevada ao nível de 1º Campeonato Brasileiro CAIXA de Ultramaratona. A prova fez parte das comemorações dos 203 anos do Corpo de Fuzileiros Navais.
A prova contou com a participação de mais de 250 atletas de diversos estados brasileiros, além de militares das Forças Armadas. A cada edição a prova ganha status de uma Competição Nacional dado o empenho dos militares da Marinha do Brasil que através do CEFAN, ofereceram aos atletas toda a infraestrutura necessária para segurança, hospedagem, refeições, tenda de descanso (equipe de apoio), serviço médico e de fisioterapia.
Sendo a minha terceira participação na prova como fotógrafo militar e este ano como Jornalista, resolvi acompanhar os atletas 24h. Constatei a partir do jantar de apresentação na sexta-feira (16Set2011), o clima harmônico entre os atletas e a expectativa do dia seguinte em busca de superação de limites.
17set2011 Sábado – O dia amanhece, observo os atletas, no semblante a alegria de quem está chegando para uma grande festa. E assim é o esporte, uma “união entre os povos” que nesta prova une pessoas de diferentes regiões e culturas diferentes. Participa o corredor sem patrocínio, a dona de casa que apoia o marido, o atleta de ponta que corre atrás da melhor marca, o militar que representa a segurança, mais que sonha em participar como atleta de um Mundial da Categoria, jovens e idosos correm lado a lado, proporcionando assim, a mistura e a integração de um imenso país chamado Brasil.
Acompanhei os atletas a noite e na madrugada, fui nos bastidores das tendas de fisioterapia e serviço médico, todos felizes por está participando da prova. A cada hora estive na pista fotografando os atletas que se fortaleciam com as mensagens recebidas lida pelo animador “Sorria, assim a vida fica bem melhor”, palavras de incentivo aos atletas em plena 3h da madrugada com 16° graus de temperatura.
18Set2011, nas primeiras horas da manhã, a Cabo da Marinha/CEFAN Denise Paiva, lidera a prova, seguindo a estratégia de seu treinador, o Suboficial Palmerindo. Ao longo da pista observo uma dupla de jovens corredores: Lucina Ratinho 67 anos (correu 105.350Km) e Vivaldo Caetano (correu 52.675Km). A Lucina, brincava e sorria durante toda a prova e o Vivaldo mais comedido alternava o percurso com massagens e descanso. O que eles tem em comum? na profissão nada, ela é Florista em São Paulo, vende flores no terminal Jabaquara e ele marceneiro aposentado. No esporte sim, “Precisamos levar uma vida saudável e o atletismo proporciona isso, união e nunca rivalidade, somos todos amigos”, um consenso entre Lucina e Vivaldo, símbolos de vitalidade da Ultramaratona”.
A vencedora da 4ª Ultramaratona 24h foi a Cabo Denise Paiva da Marinha/CEFAN, que correu 218.225Km, além da vitória no Feminino, foi a primeira na categoria Militar e terceira colocada no Geral. No masculino Vanderson Luiz de Souza venceu a prova com 221.235km percorridos. Os participantes receberam medalhas e houve uma extensa premiação de troféus dentro das faixas etárias, simbolizando assim a vitória de todos.
Resultado Geral Fornecido pela Corpore:
- Geral Feminino:
- 1° Lugar – Denise Paiva (Marinha/CEFAN – 218.225Km
- 2° Lugar – Débora Aparecida (Sprint Assessoria Esportiva) – 188.125Km
- 3° Lugar – Maria Claudia (Equipe 100 Limites) – 179.095Km
- Geral Masculino:
- 1° Lugar – Vanderson Luiz (prof. 4° GAC) – 221.235Km
- 2° Lugar – Vanderley Santos Pereira (Acrimet/Top Spin) – 213.710Km
- 3° Lugar – Urbano Dário (Avulso) – 207.690Km
- Categoria Militar:
- 1° Lugar – Denise Paiva (CEFAN/Marinha) – 218.225Km
- 2° Lugar – Sebastião da Guia (Divisão Anfíbia/Marinha) – 197.155Km
- 3° Lugar – Fernando Antônio do Carmo (Marinha-Suboficial da Reserva) – 171.570Km
Veja a Galeria de Fotos da Ultramaratona Rio24h: