Redação/Portal de Notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
Diante da pandemia da COVID-19, a pedagoga e arte-educadora Vera Freitas resolveu levar educação e cultura para as crianças que estão nas suas casas. Através do Projeto “Teatro de Fantoches: Vem que a História vai Começar”, vídeos estrelados por bonecos animados são disponibilizados de forma totalmente online, por meio da plataforma do Youtube. Segundo a idealizadora do projeto, o objetivo é levar cultura com o fazer artístico, tendo como resultado o processo de apresentação teatral com fantoches.
Todos os vídeos foram produzidos, animados e editados em Natal/RN. Em cada nova história, a pedagoga destaca uma temática educacional que pudesse entreter os pequenos internautas. As histórias divertidas são contadas pelos fantoches Baltazar, Donatela, Vivi e Sophia, e apresentando por meio do Teatro de bonecos. Ao todo são quatro episódios que compõem o projeto: Em casa na quarentena; A Importância das Plantas; Brincadeiras Divertidas e Meu Brasil Minha Gente. O material produzido tem o intuito de levar conhecimento por meio da prática lúdica para o público infantil. A iniciativa é direcionada a crianças a partir de 12 anos, e também simpatizantes da arte.
O projeto está sendo realizado com APOIO FINANCEIRO CHAMADA PÚBLICA Nº 008/2020 – Arte e Criança para Apresentação de Teatro de Bonecos. Com realização da VERARTS – CULTURA ARTE EDUCAÇÃO e patrocínio: Lei Aldir Blanc/Prefeitura do Natal/Secult-Funcarte/secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/Pátria Amada Brasil.
Todas as apresentações teatrais estão disponíveis de forma gratuita por meio de vídeos, disponibilizados gratuitamente na internet por meio dos links:
BALTAZAR E DONATELA EM BRINCADEIRAS DIVERTIDAS –https://youtu.be/fimVipqgwLc
BALTAZAR E DONATELA EM EM CASA NA QUARENTENA – https://youtu.be/3x-dRq99vXQ
VIVI E SOPHIA EM MEU BRASIL, MINHA GENTE – https://youtu.be/NZu-TF7O6Rs
VIVI E SOPHIA EM A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS – https://youtu.be/lvs5Qr6c8hA
É com muita satisfação que venho agradecer a sua postagem.
Ajudar a levar Cultura e conhecimento por meio desta arte “Teatro de Fantoches” é gratificante.
Parabéns pela iniciativa!