Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
Mais uma vitória contra a covid-19. Desta vez, seis pacientes transferidos de Manaus para o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), em Natal, receberam alta nesta sexta-feira (29). O grupo estava internado desde o último dia 18 de janeiro, quando vieram do Amazonas para o Rio Grande do Norte para tratamento da doença.
Segurando a placa “Eu venci a covid-19”, os seis pacientes foram aplaudidos pelos profissionais da saúde que os ajudaram a enfrentar a batalha contra a doença. Na saída da unidade, eles foram saudados pelo superintendente do Huol/UFRN, Stênio Gomes da Silveira, e pelo reitor da UFRN, professor José Daniel Diniz.
Curados, eles embarcam agora de volta para Manaus e se juntam aos outros nove pacientes manauaras que receberam alta após serem internados em hospitais de Natal. “Todos cumpriram protocolo de liberação clínica, que atesta ausência do vírus e de possibilidade de contágio. Os seis pacientes seguirão em transporte do Ministério da Saúde direto para o aeroporto”, explicou a assessoria do Huol, por meio de nota.
Ao todo, o Huol havia recebido dez pessoas do Amazonas; no momento, quatro seguem internadas. No Hospital de Campanha de Natal, sete receberam alta e outras nove permanecem internadas. O Hospital Giselda Trigueiro chegou a receber dois pacientes, mas ambos receberam alta ontem (28). O RN conta agora com 13 pacientes do Amazonas internados em hospitais de Natal.
As transferências de Manaus para outras cidades do Brasil ocorreram em virtude do colapso no sistema de saúde do Amazonas, com superlotação e falta de oxigênio nos hospitais devido à alta demanda para tratamento.
Portal da Tropical
Deixe um comentário