Marca Maxmeio

Postado às 06h02 CidadeDestaque Nenhum comentário

Governo vai instalar espaços para a juventude e economia solidária.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

A agenda do Governo do Estado no primeiro semestre de 2021 inclui a instalação de um espaço de referência para a juventude e a economia solidária em uma parceria da SETHAS (Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social) com as secretarias de Estado da Educação e da Juventude.

Também será realizada uma feira virtual e investimentos nos 11 coletivos de jovens beneficiados com a conclusão de mais uma etapa do Projeto Economia Solidária RN – SETHAS/Ministério da Cidadania, um  convênio de fortalecimento dos processos organizacionais, produtivos e comerciais desenvolvidos por empreendimentos de economia solidária, na perspectiva da geração do trabalho e renda.

Em dezembro de 2020 foi concluída mais uma etapa do Projeto Economia Solidária RN–SETHAS/Ministério da Cidadania com a instalação e entrega de cinco Espaços de Múltiplo Uso nos territórios de cidadania Mato Grande, Terras Potiguaras, Assú-Mossoró, Agreste Litoral Sul e Trairi, os que compõem o convênio.

Os equipamentos foram entregues às seguintes entidades: Cooperativa de Costureiras de Parnamirim (CCAPAR); Associação de Desenvolvimento de Gostoso (ADG); Associação de Comercialização Solidária Xique xique (Rede Xique xique); Cooperativa Agropecuária Cacho de Ouro (COOPERCACHO) e Associação de Mulheres e Jovens das Comunidades Pau Brasil e Rocinha (AMJOPAR).

As entidades receberam do convênio cinco impressoras multifuncionais, uma para cada, complementando a estrutura de apoio composta por computador, armário de escritório, cadeira longarina, cadeira de escritório, cadeiras para reunião, birô, gaveteiro, projetor multimídia e bebedouro.

Os espaços de referência são voltados para apoio ao desenvolvimento de ações estratégicas no campo da formação, capacitação, orientações em economia solidária e outras políticas afins para o fortalecimento das diferentes experiências organizacionais e produtivas de associações, cooperativas, finanças solidárias e grupos informais.

Também são objetivos a promoção de práticas de autogestão e organização na perspectiva da construção da autonomia econômica e geração de renda, buscando promover a integração territorial, apoiar ações estratégicas de produção e comercialização, bem como viabilizar estrutura para processos de capacitação/formação temática, com metodologia a partir de  princípios e organização da educação popular.

Para a criação dos espaços de referência foram realizadas visitas para entregas de equipamentos e fortalecimento das parcerias, que contaram com a participação da Subcoordenadoria de Economia Solidária, responsável pelo desenvolvimento da Política Estadual de Economia Solidária da SETHAS, além da coordenação do Projeto Economia Solidária RN/Ministério da Cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *