Marca Maxmeio

Postado às 17h02 DestaquePolítica Nenhum comentário

Senador Jean reúne-se com Embaixador da China.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

O senador Jean Paul Prates, novo líder da minoria no Senado, defendeu a importância do aprimoramento das relações comerciais e diplomáticas Brasil-China. O Senador participou, nesta quarta-feira (3), de uma reunião com o embaixador da República Popular da China no país, Yang Wanming. O encontro contou com a participação de outros senadores como Jaques Wagner (PT-BA), Fabiano Contarato (REDE-ES) e Eduardo Braga (MDB-AM).

Em sua conversa com o Embaixador, Jean Paul lembrou que a ligação comercial Brasil-China foi ampliada de forma marcante entre os anos de 2000 e de 2019, passando de meros US$ 2,3 bilhões para US$ 98,6 bilhões. “Nas últimas duas décadas, tivemos uma relação extraordinária com o país asiático, que contribuiu para o desenvolvimento social, econômico e educacional dos dois países”, disse o Líder da Minoria no Senado.
Para o Senador Jean, Brasil e China podem e devem ampliar em muito suas relações, em função da complementaridade e do porte de suas economias. Jean Paul lembrou que o fato do Embaixador Yang Wanming ser um profundo conhecedor da realidade latino americana facilita muito as tratativas para a abertura de novas e promissoras relações comerciais entre os dois países. Yang Wanming já representou o Governo Chinês no México, Chile e Argentina.

Vacina
Jean Paul enfatizou que a relação entre os dois países ganhou ainda maior importância nos últimos meses, em virtude da pandemia do coronavírus. Ele aproveitou a ocasião e agradeceu o apoio do país asiático e do Embaixador na rápida liberação do ultimo lote do princípio ativo da vacina Coronavac, a tempo do enfrentamento da segunda onda. “Que nossas relações se fortaleçam cada vez mais e que possamos construir um mundo melhor com mais empregos, saúde e bem estar para a população de ambos os países. Estamos à disposição do povo chinês para estabelecer um diálogo e tratativas comerciais e diplomáticas constantes entre o Rio Grande do Norte, o Nordeste e o Brasil”, concluiu.

O Senador Jean também agradeceu as doações de equipamentos, recursos e cilindros de oxigênio por empresas e associações chinesas ao estado do Amazonas. Os amazonenses enfrentam uma crise no abastecimento de oxigênio em hospitais e unidades de saúde em função de um aumento do número de casos de Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *