Especialista fala sobre o Open Banking, sistema que pode revolucionar mercado financeiro.
Redação/Blog Elias Jornalista
Imagine a possibilidade de ter produtos diversos de instituições financeiras diferentes sem precisar começar do zero e de uma maneira simplificada: abrir uma conta em um banco X, ter aplicações em um banco Y e manter uma previdência privada em um banco Z. Essa é a proposta do Open Banking, um conceito que se baseia na ideia de que pessoas e empresas devem ter o direito de decidir com quem e quando compartilhar dados financeiros.
O Open Banking sugere que todo o sistema financeiro adote uma linguagem padronizada e segura para trocar informações em um meio digital, com portabilidade de dados automatizada. Por meio desse conceito seria possível, por exemplo, a utilização de aplicativos originadores de operações que concentram diferentes contas de banco em uma única plataforma de pagamentos, recebimentos e transferências.
Segundo o especialista em tecnologia financeira e presidente do banco digital Imobanco, Fernando Colares, a tecnologia inovadora vai revolucionar o mercado e facilitar a vida de quem possui contas bancárias em diferentes instituições. “Vão surgir sistemas chamados de iniciador de transação de pagamento. O aplicativo com sistema Open Banking, autorizado pelo usuário, vai ter acesso a toda movimentação bancária dessa pessoa. Ele vai importar extratos e vai dar início a um processo de pagamento de um boleto, por exemplo, conforme ordem do cliente que vai indicar de qual conta o dinheiro irá sair”, detalha.
De quebra, o Open Banking vai permitir uma comunicação mais ágil entre sistemas de bancos, fintechs e empresas do setor, sempre após a autorização do usuário. De acordo com Colares, o Open Banking, ou “banco aberto” em uma tradução literal, evita ainda o processo chato e burocrático de mudar de banco apenas para adquirir um novo produto financeiro. “O Open Banking vai permitir essa contratação ‘à la carte’ e vai normatizar bastante essa questão para dar uma maior abertura no mercado bancário. É a condição de ter um seguro em um banco, aplicação em outro, com conta corrente em um terceiro”, detalha.
O Open Banking é um conceito que surgiu na Europa e já funciona no Reino Unido desde 2018. Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Canadá estão em fase de análise para implementar o sistema. O assunto está em debate no Banco Central e a expectativa é de que o Open Banking seja colocado em prática ainda no primeiro semestre de 2021.
Sobre o Imobanco
O banco digital Imobanco é uma instituição inovadora e genuinamente potiguar, que oferece gestão financeira inteligente de negócios com serviços de conta bancária, recebimentos, pagamentos, transferências, cobranças e e-commerce. A plataforma agrega sistemas modernos e intuitivos para facilitar a vida do empreendedor que terá, em um único lugar, todas as ferramentas para gerenciar qualquer tipo de negócio.
Deixe um comentário