Redação/Blog Elias Jornalista
O Grupamento de Ação Patrimonial da Guarda Municipal do Natal (Gapa/GMN) intensificou o patrulhamento nas principais praças públicas da capital no intuito de inibir ações delituosas de vandalismo, consumo de entorpecentes, roubos e furtos. A medida se faz necessária para proteger as pessoas que utilizam o ambiente ao ar livre, principalmente para realização de caminhadas no início da manhã e final da tarde.
A ação preventiva realizada pelas guarnições do Gapa/GMN são focadas nos pilares do policiamento comunitário de aproximação utilizando o contato com as pessoas que frequentam as áreas patrulhadas, realização de um roteiro de rondas diárias contemplado as principais praças públicas e o trabalho de abordagem e busca pessoal em situações de fundada suspeita.
Nas primeiras ações já foi possível apreender uma pequena quantidade de entorpecentes que estava em poder de algumas pessoas abordadas na Praça Gentil Ferreira. O roteiro de patrulhamento operado pelos guardas municipais contemplam praças públicas como a Praça Severino Dantas (Lagoa Nova), Praça Augusto Leite (Barro Vermelho), Praça Ney Aranha Marinho (Barro Vermelho), Praça da Igreja São Pedro (Alecrim), Praça Kalina Maia (Lagoa Nova), Praça da Igreja José de Anchieta (Lagoa Nova), entre outras.
A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), Sheila Freitas, comentou que a medida faz parte do trabalho de segurança preventiva realizado pelas guarnições da Guarda Municipal em toda a cidade. “Se temos um patrulhamento constante nessas áreas que hoje, devido à pandemia, passaram a ser ainda mais utilizadas pelas pessoas para exercícios físicos, garantimos a segurança, pois inibimos o vandalismo e, principalmente, o consumo de drogas e prática de roubos”, ressaltou.
A Coordenação do Gapa/GMN informou que o trabalho de patrulhamentos das maiores praças da cidade segue durante diariamente da semana priorizando os horários de maior movimento. O cidadão pode denunciar qualquer tipo de delito nessas áreas ligando para o telefone 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que as viaturas da GMN serão acionadas para averiguar a denúncia.
Deixe um comentário