Redação/Blog Elias Jornalista
O Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura, concluiu a obra do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnologia Profa Amazonina Teixeira de Carvalho, em Macaíba. Geridos pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e Lazer (SEEC), os centros são voltados ao ensino de jovens e adultos e oferecerem cursos de Ensino Médio Integrado e cursos profissionalizantes.
A obra foi iniciada ainda na gestão passada, em junho de 2017, e concluída pela construtora A. R. Projetos e Construções, em dezembro de 2020. A entrega das chaves ocorreu em janeiro deste ano. O valor inicial era de R$ 9.136.253,10 (nove milhões, cento e trinta e seis mil, duzentos e cinquenta e três reais, e dez centavos), mas teve valor final executado de R$ 10.927.078,46 (dez milhões, novecentos e vinte e sete mil, setenta e oito reais, e quarenta e seis centavos).
Os Centros Profissionalizantes seguem um projeto arquitetônico padrão, concebido pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação, com 12 salas de aula, biblioteca, bloco pedagógico/administrativo, bloco de serviços e de vivência, bloco de ensino profissionalizante, laboratórios de física, matemática, química, biologia, línguas e informática, auditório, ginásio poliesportivo, salas para os professores e direção, banheiros, cozinha, cantina, refeitório, estacionamento e guarita. A área total de construída de cada centro é de 5.577,39 m2.
A nova unidade de Macaíba integrará a rede estadual de Centros Profissionalizantes, formada pelos municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, Extremoz, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Alto do Rodrigues e Assu. Segundo a Secretaria de Educação do RN, os cursos a serem oferecidos pelo CEEP Profa Amazonina Teixeira de Carvalho serão definidos a partir de estudos sobre as cadeias produtivas e potencialidades locais.
Os CEEPs buscam trabalhar o fortalecimento do Ensino Médio integrado à educação profissional nas redes estaduais nessa área. Eles são de Tempo Integral, onde o aluno passa o dia na escola em diversas atividades. Considerado prioridade pelo governo da professora Fátima Bezerra, o ensino profissionalizante oferece a oportunidade de capacitação em uma profissão, preparando o jovem para o ingresso no mercado de trabalho.
Deixe um comentário