Marca Maxmeio

Postado às 13h04 CidadeDestaque Nenhum comentário

Legado de Paulo Freire é tema central da Jornada Pedagógica 2021 da rede estadual.

Redação/Blog Elias Jornalista

Atividades serão realizadas nos dias 12, 13 e 14 de abril com transmissão ao vivo no canal da SEEC no Youtube.

O patrono da educação brasileira, Paulo Freire, é inspiração para gerações de educadores. Discutindo os impactos e as contribuições das práticas freirianas, o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, realiza a edição 2021 da Jornada Pedagógica. Com o tema “2021: O Freire-Ano da Educação Potiguar”, as atividades serão realizadas nos dias 12, 13 e 14 de abril com transmissão ao vivo no canal da SEEC no Youtube, que contará com a tradução em libras.

Durante três dias de programação, a Jornada será marcada por telas de diálogos, círculos de cultura e apresentação de experiências da rede estadual de educação diante ao ensino não presencial. A governadora professora Fátima Bezerra fará a abertura oficial do evento, na segunda (12), às 9h. Em seguida, a conferência de abertura será ministrada pelo professor Paulo Roberto Padilha, que terá como tema “2021: Freire-Ano da Educação Potiguar: os princípios freireanos para a reinvenção da escola na contemporaneidade”. O palestrante é doutor e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), diretor pedagógico do Instituto Paulo Freire, além de coordenador geral da EaD Freiriana/Unifreire.

“A educação vive um momento de muito trabalho e reinvenções das práticas pedagógicas. A pandemia nos levou ao ensino não presencial e os ensinamentos do mestre Paulo Freire, que tem como bases os saberes, a amorosidade e a emancipação, se fazem muito necessários. A jornada marca o início de um novo ciclo”, pontua o professor Getúlio Marques, titular da SEEC.

Além das discussões sobre os processos de ensino e de aprendizagem, o primeiro dia será marcado, também, pelo lançamento do ebook que compila os trabalhos apresentados por pesquisadores durante o I Encontro de Tecnologias Educacionais do RN (Etern), realizado pela SEEC no final do ano passado.

Nos dias seguintes, as discussões seguirão abordando diversos temas, como ensino remoto, processos avaliativos, educação emancipatória, integral, democrática e inclusiva, diversidade, direitos humanos entre outros assuntos. Durante as atividades serão exibidos vídeos, produzidos por alunos e professores da rede estadual, com experiências e vivências escolares. “A Jornada é um dos eventos mais importantes que realizamos na rede, pois em sua gênese está o momento de reflexão e aprendizado que devemos construir para implementarmos a educação que nossas crianças, jovens e adultos esperam. A educação pública de qualidade social”, argumenta a professora Márcia Gurgel, secretária adjunta de Educação do RN.

A programação foi construída pelo trabalho coletivo do órgão central da SEEC e das 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC), que realizam, durante os três dias, a organização das atividades. Momentos culturais e de relaxamento físico e mental também estarão presentes na Jornada. “Um grande momento para aprender. Assim serão os três dias da jornada em 2021. Todas as escolas estaduais estarão conosco nessa etapa tão importante para o planejamento pedagógico e estratégico da rede”, explica Suenyra Nóbrega, diretora da 10ª DIREC, sediada em Caicó.

A programação completa da Jornada Pedagógica 2021 está disponível em http://bit.ly/JP2021SEECRN

AO VIVO NO YOUTUBE

Respeitando os decretos estaduais que orientam o distanciamento social, a jornada será transmitida pelo canal do Youtube da SEEC, o SEEC RN. O uso de transmissões ao vivo, as lives, em atividades formativas da SEEC tem se consolidado. Iniciando com a Jornada Pedagógica 2020.2, o canal do YouTube da Secretaria cresceu e já passa dos 10 mil inscritos.

Em um ano, os vídeos da pasta foram apresentados para os usuários da plataforma mais de 836 mil vezes. Em transmissões ao vivo, a SEEC realizou 85h de atividades. “A cada transmissão, aprendemos um pouco mais sobre como a plataforma se comporta e quais recursos podemos utilizar. Hoje, temos um padrão que proporciona à SEEC uma qualidade ao vivo que permite interação com a audiência, apresentações musicais, disponibilização de intérpretes de libras e conteúdos exclusivos”, explica Danilo Bezerra, jornalista e coordenador de comunicação da pasta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *