Redação/Blog Elias Jornalista
A oferta de bonificação no Sistema de Seleção Única (Sisu) a candidatos que tenham estudado em escolas próximas ao campi, por universidades públicas, não é uma novidade no Brasil. A própria Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) já oferece a pontuação extra a postulantes do interior do Estado.
Uma proposta elaborada pelo deputado estadual Hermano Morais (PSB) e apresentada nesta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa, sugestiona que a mesma dinâmica seja adotada pela UFRN também em Natal e por outras instituições de Ensino Superior locais: a Universidade Estadual (UERN) e a Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa).
“Estamos propondo uma bonificação de 10% sobre a nota do Enem para os estudantes que concluíram os estudos em escolas públicas e privadas do RN, nos mesmos moldes que a UFRN e outras universidades Brasil afora já praticam. De acordo com o próprio Ministério (da Educação), as universidades têm autonomia para oferecer o benefício”, explicou o deputado.
Hermano defende o bônus por acreditar que ela oportuniza o acesso da população local ao Ensino Superior. Segundo ele, as próprias instituições admitem que há um grande número de candidatos de outras regiões que abandonam o curso posteriormente, por residirem a mais de 100 quilômetros dos campi, deixando vagas ociosas.
A proposta de bonificação foi encaminhada aos reitores das três universidades. Hermano também vai marcar audiências presenciais e virtuais com eles para maior aprofundamento. A ideia é que o bônus comece a valer já no próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas devem acontecer no final deste ano ou no início de 2022.
Deixe um comentário