Redação/Blog Elias Jornalista
Além da reforma e ampliação, unidade ganhou com uma escultura da poetisa que dá nome à Escola, assinada pelo artista Guaraci Gabriel
Depois de passar por uma grande obra de reforma e ampliação, a Escola Estadual Zila Mamede, situada na Zona Norte de Natal, foi recebida formalmente pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (19). Com a intervenção viabilizada pelo Governo Cidadão e Secretaria de Estado da Educação (Seec), a unidade foi totalmente reconstruída como há décadas a comunidade escolar esperava.
O Governo do Rio Grande do Norte investiu R$ 2,6 milhões em obras e equipamentos com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial. Agora, os cerca de 700 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e toda a comunidade ganharam novas salas de aulas, bibliotecas, sala multifuncional, laboratórios, quadra coberta, anfiteatro, entre outros espaços.
“Investir em Educação, para quem é professora, é de uma enorme alegria. Aqui nesta unidade, fizemos um trabalho para além de erguer paredes. Estamos cuidando da Educação para que a luta dessa escola, que já conta com 35 anos, continue firme”, disse a governadora Fátima Bezerra, lembrando que é parente distante da poetisa de relevância nacional que dá nome à unidade, Zila Mamede. Ambas nasceram em Nova Palmeira, na Paraíba.
“Só estamos vendo o nosso sonho se tornar realidade porque pela primeira vez, uma gestão olhou de verdade para a nossa Escola. Toda a nossa luta valeu e agora daremos uma educação com ainda mais qualidade para os nossos estudantes, deixando um robusto legado ao bairro de Pajuçara”, comemorou Adriana Jerônimo, gestora do colégio.
ARTE NA ESCOLA
Na ocasião, a escola foi presenteada com uma escultura da poetisa assinada pelo renomado artista potiguar Guaraci Gabriel. O momento artístico seguiu com um sarau organizado pela professora de português Waléria Silveira, no qual os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, Carlos Micael Custódia e Vitória Martins, declamaram e interpretaram em libras parte das poesias “Trigal” e “Arado”, de autoria de Zila Mamede. Marcando a passagem do aniversário da governadora, sua irmã, Conceição Bezerra, cantou em versos o poema “Bois dormindo”, também de Zila. Representado a família no evento, o sobrinho da poetisa, Jório Mamede, contou estórias da tia e agradeceu a homenagem em nome da família.
32 ESCOLAS JÁ REFORMADAS
“Chegar a esse momento em que a obra está concluída, quando vemos alunos, professores e toda comunidade escolar se surpreenderem com o resultado, é de encher o coração. E esse é apenas um recorte de todo o trabalho integrados das equipes da professora Fátima. A gente segue na luta, contando hoje com 32 escolas com obras concluídas, sete em execução e uma para licitar. Um cenário bastante positivo, que nem de longe era imaginado com a situação que encontramos no início da gestão”, pontuou o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, agradecendo todo o empenho das equipes que fizeram uma verdadeira força-tarefa para solucionar entraves impediam a finalização da obra.
Corroborando Mineiro, o secretário de Educação do Estado, Getúlio Marques, completou: “Para quem acompanha a educação há algum tempo, poder fazer parte dessa luta que busca entregar escolas num padrão de qualidade como o que estamos entregando, é de encher o coração. A alegria não cabe no peito deste professor”.
Também participaram do evento o vice-governador, Antenor Roberto; o secretário-adjunto da Infraestrutura, Haroldo Azevedo Filho; o diretor da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto; além de representantes das secretarias e órgãos envolvidos.
OBRAS NA PANDEMIA
Mesmo em meio à pandemia do coronavírus, as intervenções do Governo Cidadão não sofreram paralisações. Para tanto, as empresas de engenharia responsáveis pelas execuções firmaram um termo de Compromisso com o Poder Executivo estadual para a implementação de protocolos de biossegurança rígidos em seus canteiros de obras.
Deixe um comentário