Redação/Blog Elias Jornalista
O Rio Grande do Norte deve ter o 3º maior crescimento do PIB no Brasil em 2021, segundo levantamento da MB Associados. Segundo a projeção, o crescimento no Estado potiguar será de 4,37%, acima do crescimento do Brasil (3,17%). A estimativa de crescimento do PIB no RN entre 2010 e 2022 tem variação acumulada de 11,5%, acima da da variação nacional (7,9%).
A consultoria estima que 15 estados deverão ter um avanço acima da média nacional neste ano, sendo 8 deles das regiões Centro-Oeste e Norte, além de grandes produtores agrícolas do Nordeste como Piauí e Bahia.
O maior crescimento deverá ser observado no Mato Grosso (4,97%) e o menor no Rio de Janeiro (2%). Para o PIB do Brasil a projeção é de um crescimento de 3,2%, após o tombo de 4,1% em 2020. Veja no gráfico abaixo:
Projeção de crescimento do PIB estadual em 2021 — Foto: Economia G1 “A tendência que já temos visto nos últimos anos e que permanece é que estados com uma base de commodities fortes tendem a ter uma recuperação um pouco mais forte, como é o caso dos estados do Centro-Oeste especialmente”, afirma o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale. Entre os primeiros colocados do ranking, Amazonas e Rio Grande do Norte são os únicos estados cuja projeção de crescimento não está relacionada diretamente ao agronegócio, e sim a uma base de comparação mais fraca, uma vez que registraram em 2020 um tombo maior que o do PIB do Brasil. “A Zona Franca de Manaus teve dificuldades no ano passado. Teve toda questão de ser uma cadeia de produção que depende de insumos e teve muita paralisação por conta disso”, explica.
Sudeste e Nordeste na lanterna
O levantamento mostra ainda que, considerando os resultados oficiais desde 2010 e as projeções até 2022, os estados do Sudeste devem ter a menor taxa de crescimento acumulada.
Os cinco primeiros colocados em crescimento deverão ser Mato Grosso, Piauı́, Roraima, Tocantins, Mato Grosso do Sul. Veja no gráfico abaixo:
Agora RN.
Deixe um comentário