Marca Maxmeio

Postado às 10h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Fátima Bezerra cumpriu 22% dos compromissos de campanha após 2 anos e meio de mandato, diz portal

Redação/Blog Elias Jornalista

Melhorar indicadores, concluir obras paradas, aumentar concursos, ampliar serviços públicos. Em dois anos e meio de mandato, a governadora do Rio Grande do Norte cumpriu uma de cada cinco promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018.

Levantamento feito pelo G1 mostra que 22% dos 53 compromissos assumidos por Fátima Bezerra (PT), então candidata, eleita para um mandato de quatro anos, foram integralmente cumpridos.

No link, é possível ver todas as promessas feitas pela governadora e o andamento de cada uma. Para selecionar as promessas em 2018, o G1 considerou o que pode ser claramente cobrado e medido.

Na atualização anterior, após um ano de gestão, o percentual de compromissos cumpridos era 13%.

Em todo o país, em média, os governadores cumpriram 26% das promessas. Neste ano, a pandemia da Covid-19 foi um argumento usado de forma recorrente pelos governos estaduais como motivo para não conseguir cumprir determinadas promessas.

No caso do Rio Grande do Norte, por exemplo, o governo argumentou que não conseguiu reduzir o número de servidores “não concursados” da administração estadual pela necessidade de contratar pessoal de forma emergencial para o combate à doença.

Os dados mostram que 20,7% das promessas foram cumpridas parcialmente durante dois anos e meio de gestão – o que significa que ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue. Com um ano de mandato, esse percentual era de 15%.

Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelo governo estadual representam 56%. No fim de 2019, eram 67%.

Trata-se de um acompanhamento durante a gestão. A avaliação final será feita ao término do mandato.

Em números absolutos, o resultado da avaliação das promessas de Fátima é:

  • Total de promessas: 53
  • Cumpridas: 13
  • Cumpridas em parte: 11
  • Não cumpridas ainda: 30

G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *