Marca Maxmeio

Postado às 10h07 CidadePlantão Nenhum comentário

Proarte da Sethas orienta município de Timbaúba dos Batistas a utilizar iconografia rupestre no artesanato.

Redação/Blog Elias Jornalista

Parceria com Secretaria de Cultura estuda inserção de novos ícones na produção do artesanal do município

As pinturas rupestres dos sítios arqueológicos de Timbaúba dos Batistas, na região Seridó, podem servir de inspiração para a produção artesanal de bordadeiras e outras tipologias no município. Esta é uma das sugestões feitas pela coordenadora do Programa Estadual do Artesanato do RN (Proarte), Graça Leal, da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS).

Neste sábado, 3, a equipe do Proarte conclui a visita técnica iniciada dia 1º de julho a Timbaúda dos Batistas a convite da secretária Municipal de Cultura, Salmira de Araújo Torres Clemente. Nesses três dias foram realizados um ciclo de palestras e rodas de conversas sobre artesanato e identidade cultural e a Base Conceitual do Artesanato Brasileiro.

O Proarte e a Secretaria de Cultura realizaram novos cadastramentos e renovação da Carteira Nacional do Artesão, um documento de habilitação ao exercício oficial da profissão exigido pelo Programa Brasileiro do Artesanato (PAB).

“É uma iconografia  que pode transformar a atividade aqui de Timbaúba”, destacou Graça Leal. Segundo ela, as formas, as pinturas, os desenhos são capazes, por exemplo, de inspirar as bordadeiras. “É um diferencial da identidade local”.

As equipes da Prefeitura de Timbaúba e da SETHAS visitaram sítios arqueológicos, pontos iniciais para que a memória cultural e o artesanato local se entrelacem para a consolidação do artesanato como atividades econômica e transformadora da vida de artesãs e artesãos, afirmou Graça Leal. A equipe do Proarte é recepcionada pelo prefeito Ivanildo Araújo de Albuqerque Filho pela secretária de Cultura, Salmira de Araújo Torres Clemente.

Hoje pela manhã a visita foi ao “Parque Arqueológico de Timbá” com a presença da secretária Salmira Torres, o secretário do Gabinete Civil Arysson Soares, as coordenadoras de Turismo, Natália Kivia Viviane, de Cultura Viviane Mércia, de Desenvolvimento Econômico e Artesanato Jailma Araújo, além do subcoordenador de Esportes Wescley Disraeli.

CICLO DE PALESTRA: ATIVIDADE ARTESANAL DE TIMBAÚBA DOS BATISTAS
Dias 1, 2 e 3 de julho 2021.
Atividades:

  • Palestras – Artesanato e Identidade Cultural  proferida pela subcoordenadora do Proarte, Graça Leal e Base conceitual do Artesanato Brasileiro pelo técnico do Programa, Domingos Sávio;
  • Visitas a sítios arqueológicos de Timbaúba dos Batistas;
  • Estudos para utilização da iconografia rupestre do município  para criação de uma identidade local nas tipologias artesanais;
  • Cadastramento de novos artesãos e artesãs e renovação de Carteiras  vencidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *