Gestão sustentável: empresa potiguar de alimentação e eventos prioriza ações socioambientais.
Redação/Blog Elias Jornalista
O Espaço Neuma Leão, que inclui loja e bistrô Empório NL, têm em sua gestão o direcionamento para proteção socioambiental e sustentabilidade
Quem vai a eventos no Espaço Neuma Leão ou frequenta o Empório NL para almoçar ou adquirir produtos e vê a belíssima decoração no estilo Urban Garden, cheia de plantas e natureza, talvez não imagine que junto àquela tendência de valorização do verde existe uma empresa que tem a sustentabilidade ambiental, o combate ao desperdício e as ações sociais como parte de sua rotina diária.
Com seu espaço instalado há oito anos em Morro Branco, colado à uma belíssima área verde que faz parte da reserva do Parque das Dunas, a empresária Neuma Leão preocupa-se, desde o início, em tornar sustentável, primeiramente, o consumo de água e energia, e ainda com ações de combate ao desperdício.
Placas fotovoltaicas instaladas em toda a cobertura do Espaço garantem a sustentabilidade no consumo de energia elétrica. E quando a questão é hídrica, um projeto de reuso de água da chuva em dois grandes reservatórios subterrâneos garantem o necessário para o sistema automático de irrigação do jardim, e também da manutenção das mais de uma centena de plantas que embelezam o ambiente.
Outro cuidado de prática sustentável é com as sobras de alimentos. Uma parte dos resíduos é transformada em adubo, como casca de ovo e borra de café, que são utilizadas no cuidado com as plantas. No quesito decoração, há o reaproveitamento de flores utilizadas na ornamentação de festas, que quando estão em perfeito estado, são doadas para projetos sociais, abrigos e igrejas, que reaproveitam para outras ocasiões.
No que se refere ao lixo reciclável, materiais como caixas de leite são encaminhados para doação a um projeto social que reutiliza essas embalagens na confecção de uma espécie de manta de proteção térmica para pessoas em situação de rua. O cuidado com a questão ambiental se soma à preocupação social. Uma vez por semana a cozinha do Espaço Neuma Leão é emprestada para um projeto social que faz sopão para pessoas em situação de rua, utilizando a estrutura e também alimentos.
“A gente sabe que é muito pouco diante dos desafios sociais e ambientais que enfrentamos atualmente, mas acreditamos que se cada um fizer a sua parte, essas ações podem gerar um impacto positivo para o meio ambiente e para as pessoas. Sentimos isso na prática”, destaca Neuma Leão.
Deixe um comentário