Marca Maxmeio

Postado às 07h09 CulturaDestaque Nenhum comentário

Exposição “Nossas Velhas Figuras”. (Foto:Maria Simões).

Redação/Blog Elias Jornalista

Tempos pandêmicos. Uma proposta, um resgate e um novo resultado. Maria Simões e Gustavo Sobral inauguram mais uma exposição no Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte com peças do acervo, só que desta vez utilizando o Instagram como sala de exposição.

Em 2018 o Instituto lançou uma pequena mostra do seu acervo na exposição “Nossas Velhas Figuras”, organizada por Maria Simões e Gustavo Sobral. Eles reuniram bustos e telas do acervo e a exposição também foi parar na Revista IHGRN N.º 97, quando publicaram imagens das peças e informações adicionais. Na revista, o texto de apresentação está escrito pelo jornalista Vicente Serejo.

Agora, em 2021, Maria Simões e Gustavo Sobral revisitam as peças da exposição “Nossas Velhas Figuras” e fazem um resgate dos bustos de personalidades como Câmara Cascudo e Padre João Maria, propondo uma exposição diferente.

Maria e Gustavo escolheram o perfil do Instagram do Instituto como sala de exposição e o resultado é a mostra “Bustos no acervo do Instituto”. O intuito é continuar a apresentar e divulgar o acervo e as figuras que fizeram história no Rio Grande do Norte. “Tudo partiu de uma conversa entre mim e Maria de como poderíamos aproveitar melhor o espaço do Instagram e como poderíamos voltar, em tempos de pandemia, a expor e divulgar o acervo. Aí nasceu a proposta de usar o perfil como sala de exposições. Resolvemos tentar e aqui estamos”, explica Sobral.

Maria e Gustavo contam que a proposta é simples e mais uma forma de aproveitar as redes sociais para disseminar o conhecimento, a cultura e a história do Rio Grande do Norte. As fotografias produzidas para a exposição são de autoria de Maria Simões.

Maria é bacharel em Direito, interessada em fotografia, arte, design, história; Gustavo Sobral é jornalista e escritor e tudo que escreve, ele reúne em seu site pessoal gustavosobral.com.br

Acesse o perfil do Instituto no Instagram, visite a exposição e assine o “livro de visitação”, deixando um like e um comentário gentil sobre a exposição. Siga o Instituto nas redes sociais e compartilhe o conhecimento, a cultura e a história do Rio Grande do Norte.

O Instituto

Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande é a mais antiga instituição cultural do estado. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade no solo potiguar. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense e publica a sua revista desde 1903, sendo a mais antiga ainda em nível estadual.

Expediente

Exposição “Bustos no acervo do Instituto”

Quando: Sempre!

Onde: perfil do Instituto no Instagram – @IHGdoRN (publicação “Bustos no acervo do Instituto”)

Organizadores: Maria Simões e Gustavo Sobral

Para mais informações: comunicacao@ihgrn.org.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *