Marca Maxmeio

Postado às 09h09 CidadePlantão Nenhum comentário

(Fotos: Sandro Menezes – Assecom-RN).

Redação/Blog Elias Jornalista

Empresa que opera 29 parques eólicos no Rio Grande do Norte vai instalar dessalinizador em Santa Terezinha, município de João Câmara

Maior operadora de parques eólicos no Rio Grande do Norte, a CPFL vai colocar em operação na comunidade Santa Terezinha, em João Câmara, um sistema de dessalinização para levar água potável aos moradores locais, atendendo ao disposto na Lei 10.483/2019, segundo a qual os empreendimentos que visam gerar impactos socioambientais deverão atuar na promoção do bem-estar da comunidade em que atuam.

Os detalhes do projeto foram discutidos nesta quarta-feira (08) em reunião virtual da governadora Fátima Bezerra, que contou com a participação do vice-governador Antenor Roberto, do senador Jean-Paul Prates e secretários de governo com dirigentes da empresa.

“Essa parceria é muito bem-vinda, está em sintonia com aquilo que nosso governo defende, que é desenvolvimento com sustentabilidade. No que depender do Governo do Estado – e do mandato do senador -, este será o primeiro de muitos que virão”, disse a governadora Fátima Bezerra, para ressaltar: “essa ação tem um simbolismo grande porque será feita na comunidade indígena Santa Terezinha, que sempre enfrentou muitos desafios, desde a demarcação das terras até o abastecimento de água em quantidade e qualidade, seu principal desafio.”

O projeto prevê uso de equipamento com sistema “off grid” (fotovoltaico+baterias), com dessalinizador por membranas, capaz de produzir 100 mil litros de água potável por dia, volume considerado suficiente para atender entre 900 e 1.500 pessoas ou 180 residências. O início da obra está previsto para fevereiro de 2022, devendo ser concluída cinco meses depois. O orçamento é de R$ 8 milhões e o custo de manutenção de R$ 70 mil/ano.

O senador Jean-Paul defendeu a ampliação da parceria para levar benefícios a outras localidades rurais que também enfrentam problemas no abastecimento de água e sugeriu a atuação da CPFL no fornecimento de energia para os poços que estão sendo perfurados pelo Governo do Estado e que há dificuldades de conexão com a Cosern. “Seria interessante se a gente pudesse analisar com vocês e com o grupo das eólicas, a possibilidade de acoplar placas solares nesses poços para servir de backup ou fonte principal de energia.”

O presidente da CPFL Energia, Gustavo Estrella, disse que a empresa está de portas abertas para novas experiências. “Este é o primeiro projeto de dessalinização do grupo no Brasil, com tecnologia inovadora usada na China. Vai ser um grande piloto, e se for bem-sucedido, certamente iremos avaliar que outros usos poderemos ter.” Em parceria com o programa de eficiência energética – lembrou Estrella -, a CPFL desenvolve placas solares para alimentar hospitais públicos na área de concessão em que a empresa atua. “Poderíamos pensar nesse tipo de parceria, usando o programa de eficiência energética, para viabilizar a conexão com esses poços.”

A CPFL opera 29 parques eólicos no Rio Grande do Norte e produz atualmente 762 megawatts-hora (mWh), o equivalente a 20% da capacidade instalada no estado. Quatro outros parques, com capacidade para 82 mWh, entrarão em operação em outubro e outros 14 estão em fase de licenciamento. De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, o Rio Grande do Norte produz atualmente 5,2 gigawatts e o consumo é de 1,3 gWh.

Água Potável

O Governo do Rio Grande do Norte vem desenvolvendo um programa de manutenção e recuperação de sistemas de dessalinização, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que visa ampliar o acesso à água potável para a população rural. A Semarh mantém 80 sistemas de dessalinização e, por orientação da governadora durante elaboração do Programa RN + Água, irá ampliar para 120 o número de comunidades atendidas.

Localizada a sete quilômetros ao norte de João Câmara, Santa Terezinha é uma comunidade de Assentamento, onde existem 200 famílias indígenas de um total de 1.300, segundo o Censo Local de 2016, na sua maioria, composta por mulheres. O abastecimento é feito por caminhões-pipa, com captação em Açudes da região.

Na última sexta-feira (03), a governadora Fátima Bezerra inaugurou o sistema de abastecimento de água da comunidade Malhada Vermelha, em Campo Redondo, na região Trairi, onde os moradores também eram atendidos por carro-pipa.

Também participaram da reunião os secretários João Maria Cavalcanti (Semarh) e Jaime Calado (Sedec), diretor geral do Idema (Leon Aguiar) e a subsecretária do Gabinete Civil, Laíssa Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *