Redação/Blog Elias Jornalista
O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PDT), recebeu na manhã desta quarta-feira (15), representantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que entregaram uma carta explicando o trabalho desenvolvido pelo movimento social, as dificuldades enfrentadas e dados sobre o déficit habitacional da capital potiguar.
O MLB pediu à Câmara de Natal para que faça uma mediação junto ao Executivo Municipal visando a efetivação e execução de políticas públicas para moradias dignas voltadas à população que não possuem residências.
O presidente Paulinho Freire acolheu as reinvindicações, e ao lado das vereadoras Brisa Bracchi (PT) e Divaneide Basílio (PT) e dos vereadores Robério Paulino (PSOL), Raniere Barbosa (Avante), Anderson Lopes (Solidariedade) e Eribaldo Medeiros (PSB), dará os encaminhamentos necessários, incluindo a realização de uma audiência pública na Casa sobre a temática.
Matheus Araújo, coordenador do MLB, falou sobre a importância do encontro com a CMN e disse que o MLB organiza há 18 anos em Natal a luta por moradia. “Hoje estamos entregando uma carta à Câmara com dados atualizados sobre as dificuldades que a periferia da nossa cidade sofre. São mais de 90 mil famílias na cidade sem residência, há dificuldades de diálogo com a Prefeitura, mas fomos recebidos pelo presidente Paulinho Freire para ter um debate sério, franco e buscar o apoio da Câmara”, disse.
A vereadora Brisa Brachhi fez uma balanço da reunião, destacando a iniciativa da Câmara como uma atitude sensível e democrática. “Compreendemos que o déficit habitacional é uma reivindicação do movimento, mas é um problema do Município. Nós, enquanto vereadoras e vereadores, não podemos fechar nosso olhos para essa questão”, frisou.
Já a vereadora Divaneide Basílio evidenciou a importância do diálogo permanente junto aos movimentos sociais. “A vinda do MLB à Câmara traduz a organização em dizer que precisamos pensar na habitação e dar visibilidade à essa ausência de moradia na cidade. A audiência pública será muito importante, tanto para que a Prefeitura nos apresente um plano, quanto para dar sequência a outros encaminhamentos, como a sanção de projetos de lei com benefícios eventuais, como o aluguel social. Vamos levantar conjuntos de leis a serem votadas na Casa para avançar nesta construção”, declarou a parlamentar.
“Achei importante e muito válida a proposta de mutirão compartilhado entre o Poder Executivo, movimentos sociais e a iniciativa privada para buscarmos a implementação de política que resolva este déficit habitacional”, acrescentou o vereador Raniere Barbosa. Já o vereador Robério Paulino completou: “Vamos propor um mapeamento de todos os terrenos públicos disponíveis em Natal e esperamos que a Prefeitura pense grande e faça um plano ousado de habitação em Natal.”
Texto: Fernanda Souza
Deixe um comentário