Homenagem mundial ao centenário do escritor José Saramago terá participação de estudantes do Colégio Porto.

Homenagem mundial ao centenário do escritor José Saramago terá participação de estudantes do Colégio Porto.
Redação/Blog Elias Jornalista
Alunos do Colégio Porto, em Natal, serão os únicos do Rio Grande do Norte e estarão entre os poucos do Brasil, a participarem de uma homenagem que vai acontecer em várias partes do mundo ao centenário do único Prêmio Nobel de Literatura de língua portuguesa, o escritor José Saramago. A data é celebrada nesta terça-feira (16).
Crianças e adolescentes de escolas espalhadas nos quatro cantos do planeta gravaram vídeos lendo trechos do livro infantil “A maior flor do mundo”, escrito em 2001. Esse material será exibido a partir de hoje pelos canais do Instagram @camoes_brasil, pela página do Facebook da Embaixada de Portugal em Brasília e pelo canal do YouTube da Flipoços. Aqui no RN, os vídeos foram gravados pelos alunos do Colégio Porto Luiza Carvalho Bessa, Filipe Fernandes de Medeiros e Heitor Gomes de Sena Melo Mariz, todos do 9º ano do ensino fundamental.
A homenagem está sendo organizada pelo Instituto Camões, que cuida do acervo da língua portuguesa; pelo Instituto José Saramago – onde o material ficará disponível posteriormente – pelo Ministério da Educação de Portugal e pelos consulados e embaixadas portuguesas.
O Colégio Porto foi escolhido no Rio Grande do Norte pela similaridade que possui com o ensino do país europeu. “Para nós é uma honra fazer parte de uma homenagem a um dos maiores nomes da literatura. É uma forma muita singela e bonita de lembrar o centenário de Saramago, que deixou um legado incomensurável”, disse Eduardo Bezerra, um dos sócios-diretores do Colégio Porto.
O Cônsul Honorário de Portugal em Natal, Francisco Lamy, destacou a importância de lembrar a obra de Saramago. “É uma forma muita inovadora de homenagear. Nunca vi algo parecido e achei a ideia brilhante, por colocar esses estudantes para ter contato e entender um texto infantil de Saramago, que apesar disso, é um texto complexo. É uma homenagem merecida a quem sempre homenageou os outros”, definiu.
A maior flor do mundo
A maior flor do mundo é uma magnífica história para crianças, mas, antes de tudo, é um legítimo Saramago. Transformando-se em personagem, o autor nos conta que uma vez teve uma ideia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Os leitores são chamados para uma divertida brincadeira, pois Saramago narra-lhes a história do menino e da flor não como se ela fosse a história de verdade, mas como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos.
Deixe um comentário