A Rede Municipal de Ensino de Natal comemora o resultado final do Exame de Seleção 2022, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) com a aprovação de 106 estudantes. De um total de 30 escolas que ofertam o 9º ano do Ensino Fundamental, 26 obtiveram aprovação de alunos. Destaca-se ainda que 26 estudantes conquistaram o 1º lugar, 30 ficaram em 2º lugar e 14 em 3º lugar nos respectivos cursos que se inscreveram. Os candidatos aprovados no IFRN, vão ingressar no dia 22 de abril deste ano.

 

A unidade de ensino com o maior número de aprovados pelo segundo ano consecutivo foi a Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, que totalizou 15 aprovações. Na 2ª colocação, com 11 aprovados, ficou a Escola Municipal 4º Centenário, e em 3º lugar com oito aprovados, a Escola Municipal Irmã Arcângela. Já empatadas em 4º lugar ficaram as escolas municipais Professor Waldson José Bastos Pinheiro e Professora Iapissara Aguiar de Souza, com sete alunos aprovados em cada unidade.

 

O aluno Douglas dos Santos Fernandes, de 14 anos, foi aprovado em 1º lugar para o curso de Lazer, no Campus Cidade Alta do IFRN. Ele comenta a aprovação e a preparação para se submeter ao certame. “Foi uma preparação intensiva, a escola foi muito importante desde cedo, eles ajudaram bastante no processo para o exame. Ainda auxiliaram na pré-matrícula e matrícula”. Animado para a nova etapa, o estudante da Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, comenta com entusiasmo sobre a mudança de ensino. “Estou muito animado para chegar no IFRN e estudar bastante, para que eu consiga sair profissionalizado”, relatou o aprovado, que sobre a despedida da atual escola, registra nas palavras, seu orgulho pela instituição que lhe instruiu. “Passei quatro anos nesta escola, e com certeza vou sentir muita saudade, vou sentir falta de todos”, finalizou Douglas.

 

Entre os aprovados, Letícia Wisla Marques da Silva (15 anos), aluna concluinte também da E. M. Professor Luiz Maranhão Filho. Letícia da Silva possui Transtorno do Espectro Autista (TEA) e concorreu nas vagas para deficiente. Encerrando uma etapa na vida escolar, iniciará um novo ciclo com a aprovação em 2º lugar para o curso de Multimídia. A estudante que ama tecnologia, comentou sobre o desejo de ir para o Instituto Federal.  “Estou bastante contente com a aprovação, pois acho que é uma escola muito boa. Vou sentir muita saudade do Luiz Maranhão, apesar de ter ficado só um ano aqui, acho que essa é a melhor escola que já estudei”, declarou a aluna aprovada.

 

Sendo referência de aprovação no IFRN, a Escola M. Prof. Luiz Maranhão possui extenso planejamento que prepara os alunos para a realização da prova. Para o ex-gestor pedagógico Adilson Alves Bezerra, a aprovação de 15 alunos no Exame de Seleção 2022 é resultado de um trabalho pedagógico da unidade de ensino, da dedicação dos professores e gestores e disciplina dos alunos.

 

“A nossa escola vem com esse projeto de forma coletiva, junto com os professores, atuando desde o 6°ano. Todo o trabalho que fazemos é voltado para que este aluno tenha condições suficientes para ter conhecimento nas diversas áreas, com foco em Português e Matemática, para que chegando no 9°ano, ele possa conseguir a aprovação. Fazemos reuniões para mostrar as possibilidades que o Instituto oferece, isso anima eles e os pais. Também organizamos cursos para o IFRN aos sábados, na própria escola, e sem custo adicional. Ajudamos em tudo, até na hora da inscrição”, relatou Bezerra.

 

A atual gestora pedagógica Marilene da Guia Duarte comentou que vai dar continuidade ao trabalho que foi feito nos últimos anos. “A Escola Luiz Maranhão Filho já vem a alguns anos trabalhando nessa perspectiva de sempre aprovar alunos no IFRN. Vamos ter um trabalho de continuidade. Não vamos mudar, temos o apoio de toda a equipe escolar, estamos trabalhando para sempre expandir e continuar com esse bom planejamento que dá resultados aos alunos” exaltou a atual gestora.

 

Emoção também para os pais, como Elenilda Sielba Dias, mãe de Alexsandra Xavier Bezerra de Lima, que tem 15 anos e foi aprovada em 4º lugar para o curso de Lazer. “Estou muito feliz, me sinto realizada com a vitória da minha filha. Ela merece! Essa escola foi muito importante para o seu aprendizado. Somos muito gratas à instituição por todo incentivo aos alunos”, disse a mãe, emocionada pela aprovação da filha no IFRN.

 

“Recebemos a notícia da aprovação do IFRN com muita alegria e satisfação. Parabenizamos todos os estudantes aprovados e os professores envolvidos. Certamente, em 2022, haverá um trabalho pedagógico ainda mais sistemático que implicará em um número ainda maior de aprovados”, declarou a secretária de Educação de Natal, professora Cristina Diniz.

Relação dos alunos aprovados