Redação/Blog Elias Jornalista
A rede de acolhimento às pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos em Natal ganha uma sede mais estruturada na Zona Leste. O novo prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas Leste, que funcionava em uma unidade menor na rua Mipibu, passa a atender na rua Seridó, nº 396, Petrópolis, em um espaço maior e mais adequado para dar assistência ao universo social de maior complexidade, como a violência doméstica, negligência de idosos, deficientes e crianças, abuso e trabalho infantil.
O Prefeito Álvaro Dias e o secretário Adjuto Dias, titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) inauguram oficialmente o espaço nesta quinta-feira (10), em solenidade com presença de equipe da Semtas, secretários municipais e do legislativo municipal.
Segundo Álvaro Dias, esta nova estrutura projeta ainda mais a rede de assistência à população em risco social. “Temos essa nova sede para receber as pessoas da cidade que se encontram com seus direitos violados e desrespeitados, oferecendo uma equipe de assistentes sociais, psicólogos, advogados, médicos para que possam ter suas vidas respeitadas”.
O gestor ressaltou outras iniciativas inovadoras que a Semtas vem implementando nesta gestão, como o Centro de Empreendedorismo na zona Norte e no Alecrim, os programas extensivos às comunidades através da suplementação alimentar e a ampliação do número de acolhimento às pessoas em situação de rua nos Centros Pop e Albergue Noturno.
Adjuto Dias disse que o novo equipamento é um avanço na assistência social do município. “O novo Creas representa mais um capítulo dessa história de superação dos desafios tendo o apoio dos servidores engajados da Secretaria. A Prefeitura está atuando em todas as frentes e analisando as demandas desde o início da pandemia para atender essa população vulnerável. Com a nova unidade, o Creas amplia a capacidade de proteção da família ganhando agilidade para conter a situação de risco”.
O atendimento do novo Centro de Referência é das 8h às 18h. As pessoas podem ter acesso ao serviço por demanda espontânea, por encaminhamento da rede socioassistencial ou pelos órgãos do sistema de garantia de direitos, seja Ministério Público ou Conselho Tutelar. Em Natal, os Creas são divididos por zonas administrativas (Norte, Sul, Leste e Oeste). O quadro de servidores é composto por assistentes sociais, psicólogos, advogado, pedagogo, educadores sociais, assistente administrativo e equipe de apoio.
Deixe um comentário