Professores da Rede Municipal de Ensino participam da Jenat 2022.

Redação/Blog Elias Jornalista

Com formato totalmente virtual, a XXII Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (Jenat) 2022 reuniu durante toda esta segunda-feira (21) professores e educadores infantis da Rede Municipal de Ensino. Na programação duas palestras contemplaram assuntos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Os conteúdos foram apresentados pelas professoras doutoras Denise Maria de Carvalho Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Telma Vaz Leal, titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  A apresentação cultural ficou por conta do Coral Tra Lá Lá da Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior.

 

Para o público de profissionais do magistério, a professora Denise Lopes conversou sobre o tema “Educação Infantil e intencionalidade pedagógica: a construção do cotidiano”, mostrando pontos importantes e reflexivos das formas de trabalho do educador infantil, do cuidar da criança e o que se pode aprender com elas. Foram discutidas também as questões de educação e cotidiano das instituições, educação e intencionalidade e o desenvolvimento impulsionado por aprendizagens.

 

“As crianças aprendem interagindo com outras pessoas, adultos ou crianças, vivenciando e experimentando práticas e instrumentos da cultura e elementos da natureza em situações e atividades em que são mediadas por outros, e pela linguagem elaboram significados e sentidos sobre o que vivenciam”, ressaltou a doutora Denise Lopes.

A gestora administrativa, Vanice Miguel da Silva Vieira, do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria das Graças Mota, refletiu que quando pensamos em um espaço escolar, pensamos em práticas docentes, que refletem o conhecimento do que é ser integral. “Um espaço onde eu posso aprender a aprender, e aprender a ser, a fazer, a conviver, este espaço de trocas e saberes se constitui como um ser integral”, afirmou a diretora do CMEI. Já a educadora infantil Janaína Barbosa de Lima, do CMEI Mailde Ferreira Pinto Galvão, avaliou as atividades de maneira positiva. “A abertura do ano letivo de 2022 da Rede Municipal de Ensino de Natal trouxe temas importantes para o nosso fazer pedagógico, e principalmente um olhar reflexivo do contexto vivido pós-pandemia”.

 

Os educadores da Rede Municipal também acompanharam a palestra “Desafios para o ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental: como avaliar e planejar?”, proferida pela doutora Telma Vaz, que iniciou apresentando depoimentos de professores da rede pública sobre as experiências de avaliação, relacionadas à questão do currículo com progressão automática, aprovação e reprovação e definiu os pontos peculiares de aprendizagem e avaliação.

 

A doutora falou ainda sobre a concepção da avaliação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, mostrou os princípios para uma avaliação formativa, explicou ainda finalidades da avaliação e o registro no acompanhamento da aprendizagem, finalizando com o perfil das turmas escolares. “O aluno tem alguns conhecimentos, não tem outros, ele vai se apropriar do que ele ainda não sabe. Cito aqui um texto de Arthur Morais, que ele vai dizer que o mapeamento dos saberes já construídos dá ao docente o retrato da situação de cada estudante, permitindo ajustar o ensino e planejar tanto metas coletivas”, afirmou Telma Vaz.