Redação/Blog Elias Jornalista
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal está realizando diversas ações alusivas ao Dia Mundial da Tuberculose (24 de março), no período de 21 a 31 deste mês, nas unidades de saúde dos cinco Distritos Sanitários. O objetivo é promover a conscientização da população no cuidado com a saúde. As ações contam com palestras, rodas de conversa, sala de espera, entre outras atividades.
Segundo a coordenadora municipal das ações, Albertina Bessa, o tema deste ano é “Invista no Fim da Tuberculose. Salve Vidas”, conforme orientação da Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS). A data objetiva lembrar a necessidade de investimento e criação de novas estratégias para conseguirmos combater a doença.
Nesse novo contexto da Covid-19 os sintomas da Tuberculose (TB) são bastantes confundidos. Albertina explica que, quando o usuário apresentar os sintomas semelhantes a COVID-19 e o exame der negativo, o profissional é orientado a solicitar o Teste Rápido Molecular (TRM) para descartar ou confirmar o TB, pois, com estas condutas podemos diminuir casos de sub-diagnósticos, conforme o Protocolo de Enfermagem de Tuberculose na Atenção Primária.
A SMS/Natal recomenda que ao usuário apresentar sintomas como tosse persistente seca ou produtiva, febre vespertina, perda de peso ou ainda sudorese noturna, que busque um dos serviços de saúde, para investigação e tratamento.
UNIDADES DE SAÚDE COM PROGRAMAÇÃO EM MARÇO
Norte I
USFs Redinha, Vista Verde, Pajuçara
Norte II
USFs Nova Aliança, Igapó, Potengi, Jardim Progresso, Parque dos Coqueiros, Panatis, Pedra do Sino, Vale Dourado
Sul
UBS Candelária
Leste
USFs Guarita, Passo da Pátria, Aparecida; UBSs Alecrim, Lagoa Seca e São João; e, UM Mãe Luiza
Oeste
USFs quintas, Novo Horizonte, Felipe Camarão II, Felipe Camarão III, UM Felipe Camarão
Deixe um comentário