Dia do Jornalista, porta-voz da sociedade.
Por Elias Medeiros
Comemora-se neste sábado (7) o dia do jornalista. Justa homenagem ao “porta-voz da sociedade”, representado pelos profissionais de jornais, rádios, revistas, televisão e Internet, que trabalham para levar à sociedade um bem precioso: a informação.
Diariamente as informações mais importantes sobre o Brasil e o Mundo que lemos nos jornais, são produzidas por esses profissionais da notícia, sempre em busca de novidades e acontecimentos importantes para sociedade.
Aos colegas jornalistas, que diariamente apura, reúne, seleciona e difunde ideias, fatos e informações com clareza, rapidez e exatidão, o reconhecimento da a sociedade potiguar, principalmente em sua relevante função social, onde ajudam produzir cultura, a constituir ou a desconstituir movimentos coletivos, a legitimar ou questionar as relações de poder estabelecidas.
“No Brasil, a regulamentação da profissão, uma conquista de quase 70 anos, está ameaçada por uma decisão judicial que elimina a exigência da formação de nível superior para o exercício do jornalismo. A decisão, de apenas uma juíza, está em vigor desde outubro de 2001, aguardando a decisão final, colocando em segundo plano a necessidade de uma sólida formação teórica, técnica e, especialmente, ética.”, destaque em nota divulgada pela Federação Nacional dos Jornalistas.
A sociedade agradece, comemore, e que a informação seja tratada como um bem social, e não como uma mercadoria ou como moeda de barganha, ou interesses alheios contrários ao interesse público. A profissão de jornalista precisa ser valorizada e fortalecida.
Não há democracia sem liberdade de imprensa e não há liberdade de imprensa sem jornalistas.
Continuem com olhar firme para que não desistam de fazer o melhor trabalho de suas vidas a cada pauta desenvolvida, a cada matéria finalizada.
Parabéns!
Meu Caro Elias Medeiros,
Parabéns pela iniciativa, como você já deve ter sentido, não é fácil reunir nossos pares jornalistas, a correria em busca da ínformação e o trabalho incessante nas redações consome praticamente todo o nosso tempo.
Muito bom saber que temos um profissional potiguar atuando em nossa cidade Natal, sensível a nossa luta diária.
Abraço e sucesso, parabéns a todos nós.
Prezado Ricardo,
Agradeço por ter acessado o Blog.
Gostaria que soubesse que estaremos juntos nessa batalha diária: a informação.
Obrigado!!!