Redação/Blog Elias Jornalista
Em três dias de fiscalização foram verificadas mais de 360 balanças em estabelecimentos comerciais da capital
A operação “De Olho no Peso”, realizada de terça a quinta-feira (05 a 07/04) pelas equipes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM-RN), verificou 368 balanças em supermercados e em diversos estabelecimentos comerciais localizados em shoppings e galerias de Natal. Das balanças verificadas, apenas três foram notificadas por irregularidades que não trazem prejuízo ao consumidor.
“O principal objetivo dessa operação é garantir que os estabelecimentos que trabalham com produtos que são pesados para a venda direta ao consumidor estejam utilizando instrumentos (balanças) que sigam as exigências da legislação metrológica do Inmetro e que essas balanças estejam funcionando corretamente”, explica o diretor- geral do IPEM/RN, Theodorico Bezerra Netto.
As balanças comerciais devem ser verificadas anualmente. O consumidor pode observar se a balança está em conformidade com a legislação ao conferir a presença do do Selo de Verificação do Inmetro com o ano subsequente (no caso 2023 e 2022 se ainda estiver dentro do prazo de um ano da última visita) e a presença do lacre de segurança. Também é possível averiguar se as balanças estão bem niveladas e se há placa de identificação com informações sobre o fabricante e carga máxima e mínima, que são itens obrigatórios.
Sobre o IPEM/RN
O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) é um órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e também uma autarquia do governo estadual, vinculada administrativamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec/RN).
Possui equipes de fiscalização formadas por especialistas e técnicos em que realizam diariamente, em todo o Rio Grande do Norte, verificações periódicas visando garantir o correto e seguro funcionamento de balanças, bombas de combustíveis, esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), taxímetros, medidores de velocidade (radares), brinquedos, bicicletas infantis, produtos têxteis, extintores de incêndio, produtos pré-medidos, entre outros materiais.
Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode informar a Ouvidoria, pelo telefone: 0800-281-4054 (ligação gratuita), ouvidoriaipem.rn@gmail.com ou pelo whatsapp (84) 3222.9079 e 98147-9433.
Deixe um comentário