O prefeito de Natal, Álvaro Dias, recebeu na tarde desta quinta-feira (7) a visita do embaixador do Estado da Palestina, Ibrahim Alzeben. Esta é a segunda visita de Alzeben ao chefe do executivo municipal. A primeira foi em 2019, quando acompanhou o prefeito da cidade de Belém-Palestina, que integra o roteiro bíblico-turístico da Terra Santa. O reencontro reforça os laços de Natal e Belém, reconhecidas como cidades-irmãs através de Lei Municipal.

O prefeito Álvaro Dias atualizou os visitantes sobre os investimentos municipais em obras estruturantes e de incremento turístico, como a engorda da praia de Ponta Negra, a modernização da Pedra do Rosário, o Complexo da Redinha e o Hospital Municipal de Natal. E lembrou do interesse da Prefeitura de Natal em ampliar o intercâmbio entre os povos, nas áreas do turismo, negócios e cultura. “Somos cidades semelhantes culturalmente e festejamos muitas coisas em comum, como o Dia do Nascimento de Jesus, 25 de dezembro”, disse o gestor.

O embaixador Ibrahim Alzeben, Decano do Conselho dos Embaixadores Árabes do Brasil, reiterou o convite ao prefeito Álvaro Dias para conhecer Belém no período em que lá se comemora o ciclo natalino. “São datas semelhantes que comemoramos, a diferença é o clima. Faz muito frio em dezembro”, brincou. No grupo recebido no Palácio Felipe Camarão estavam também representantes da comunidade Palestina radicada em Natal.

O visitante elogiou a atual gestão municipal e lembrou que Natal tem uma comunidade árabe tradicional que fixou raízes e criou negócios consolidados na capital potiguar. “Tenho muito orgulho de como essa comunidade se integrou à cidade de Natal e carrega em suas empresas a cultura do povo palestino”, disse. O prefeito recebeu de presente uma caixa de doces tradicionais e presenteou Ibrahim Alzeben com uma gravura do artista plástico Flávio Freitas. Apreciador de arte, o embaixador elogiou o mural entalhado pelo artista plástico Manxa no gabinete do Palácio Felipe Camarão.

CIDADES-IRMÃS
Para receberem o título, as cidades precisam ter características semelhantes ou pontos e referências históricas comuns. No caso da capital potiguar com a cidade palestina, Belém é a cidade onde Jesus Cristo nasceu e deu origem ao feriado de Natal, 25 de dezembro, data que a capital do Rio Grande do Norte foi fundada.