Visitadores e supervisores do Criança Feliz produzem brinquedos com material reciclável.
Redação/Blog Elias Jornalista
A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do programa Criança Feliz, realizou nesta sexta-feira (8), no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo – CMTE a 2ª oficina de confecção de brinquedos com materiais recicláveis para os 40 visitadores e os quatro supervisores do Programa. Os brinquedos são utilizados pelos visitadores durante as visitas domiciliares realizadas no município de Natal, visando o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais.
O objetivo da oficina é mostrar que os brinquedos e jogos estimulantes são ferramentas importantes no campo lúdico para a aprendizagem, sendo a reciclagem um meio para tornar esses brinquedos mais acessíveis economicamente. O uso de materiais recicláveis para confecção de brinquedos tem importância na questão ambiental e de formação cognitiva. Na ambiental, pelo fato de que alguns materiais que seriam descartados na natureza podem ser reaproveitados, como plásticos e papelões.
De acordo com a coordenadora do Programa Criança Feliz, Danielly Rodrigues, este é um momento de aprendizado e interação da equipe. “Esse momento é de integração da equipe e de socialização de conhecimentos. Os brinquedos foram produzidos por visitadoras que têm mais habilidade manuais. Assim, valorizamos os saberes múltiplos dos profissionais e unificamos a proposta de intervenção com os usuários nos territórios. Somos gratos a nossa equipe pelo trabalho desenvolvido nos territórios”, afirmou.
Do ponto de vista cognitivo das crianças, a estimulação para que elas observem a criação ou mesmo participem ativamente do processo, ativando a coordenação motora, o raciocínio lógico e o senso de trabalho em equipe. Durante a oficina foram reforçadas as informações sobre as novidades no processo de formação das equipes do Programa Criança Feliz, apresentadas no “Seminário Construindo vidas melhores” a partir da primeira infância.
Criança Feliz
O programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal que estimula o desenvolvimento integral das crianças. Em Natal, foi implantado em 2020 e atende hoje cerca de 1.400 crianças. Os 40 visitadores vão até a casa das famílias com filhos de 0 a 3 anos, crianças de 3 a 6 anos com deficiência (BPC) e gestantes do Bolsa Família em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de ouvi-las, fortalecer vínculos familiares e produzir ações que mudem a sua realidade.
Deixe um comentário