Redação/Blog Elias Jornalista
A coordenadora do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)/Programa Criança Feliz (PCF), Danielly Rodrigues, está participando, nesta quinta-feira (24), em Brasília, do Seminário “Construindo Vidas Melhores a Partir da Primeira Infância: Apoiando o PCF para Acelerar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil” e do I Encontro Nacional de Coordenadores do PCF em 2022. O objetivo dos eventos é construir estratégias para o aprimoramento das ações do programa, além de apresentar um balanço de atividades desenvolvidas com as famílias.
O seminário é promovido pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, em parceria com o Fundo Conjunto para os ODS (Joint SDG Fund), que é desenvolvido no Brasil por cinco agências da Organização das Nações Unidas (ONU) – PNUD, Unesco, UNFPA, ONU Mulheres e Unicef – e apoia o Programa Criança Feliz como estratégia para a transformação do mundo até 2030.
“É um momento importante de construção, aprimoramento e aprendizado. Além de mim, há vários supervisores e visitadores do Programa Primeira Infância no SUAS/Programa Criança Feliz acompanhando o seminário virtualmente em Natal e aprendendo com essas experiências do Brasil todo”, explica a coordenadora municipal do Programa Criança Feliz, Danielly Rodrigues, que participa dos eventos como representante da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas).
Mesmo não estando presente nos dois dias de seminário, o secretário da Semtas, Adjuto Dias, não deixou de parabenizar as equipes do programa por todos os esforços e ações realizadas no município. “O reconhecimento reforça o grande compromisso da nossa gestão com a Primeira Infância e o quanto as equipes são comprometidas com seus trabalhos. O Criança Feliz é um programa que fortalece a família, valorizando o convívio, além de abordar todos os cuidados básicos, a comunicação positiva, o afeto e o brincar. Tudo isso consolida os vínculos familiares e proporciona às nossas crianças laços fortes. Queremos construir um futuro feliz, adequado e promissor para essas crianças que estão em vulnerabilidade. As equipes têm feito a diferença nestes dois anos de implantação do programa em Natal. Merecem todos os destaques e premiações”, enfatizou.
No final do seminário, que aconteceu entre os dias 23 e 24 de março, Natal mais uma vez foi destaque e recebeu premiação pelas práticas realizadas com as crianças e famílias acompanhadas pelo programa.
Programa Criança Feliz
A principal ação do Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa. Esta é uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida, o que favorece um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto.
Em Natal, o Programa Criança Feliz atende pessoas entre gestantes, crianças de 0 a 3 anos e crianças com deficiência (0 a 6 anos), oferecendo estímulos para o desenvolvimento psicossocial. O atendimento é realizado por 40 visitadores sociais, a partir dos cinco Centros de Referência da Assistência Social (Cras), com supervisão de quatro supervisores de nível superior.
Deixe um comentário