Redação/Blog Elias Jornalista
O DNA Center promove em Natal, no próximo dia 26 de abril (terça-feira), a primeira edição do DNA Científico, uma aula que reúne especialistas na área da saúde pra debater sobre diversos assuntos. O encontro inaugural vai reunir pediatras sobre o tema Erros Inatos do Metabolismo (EIM), ministrada pelo consultor e médico geneticista, Matheus Castro. O evento, para convidados, acontece no Yolla Gourmet (Rua Apodi, 552, Tirol), a partir das 19h.
Os Erros Inatos do Metabolismo representam um grupo de doenças genéticas caracterizadas por uma alteração enzimática. As enzimas são proteínas que ajudam a transformar uma substância em outra. Quando elas não funcionam corretamente, podem acontecer acúmulos ou falta de substâncias importantes para o funcionamento adequado do corpo.
A grande maioria dessas doenças apresenta sintomas logo após o nascimento e muitas podem ser tratadas. Por isso, o diagnóstico precoce é muito importante. Em recém-nascidos, sintomas como vômitos frequentes, perdas de peso, diarreia, odor estranho na pele ou na urina, infecções recorrentes e convulsões podem ser sinais de EIM.
Entre as doenças causadas por esta alteração estão: Homocistinúria, Galactosemia, Amninoacidopatias, Acidúrias orgânicas e doenças mitocondriais. O DNA Center realiza uma série de exames que podem identificar os EIM, como é o caso do Teste do Pezinho, que consiste em um painel de exames realizados nos primeiros dias de vida do bebê. Ainda são realizados testes para a complementação do diagnóstico desses erros inatos, como por exemplo: cromatografia de aminoácidos quantitativa e qualitativa, testes de função hepática e renal, dosagem de lactato, entre outros.
“O objetivo do DNA Científico é promover o debate, assim como atualização e discussão de casos entre o geneticista e pediatras, neuropediatras, gastropediatras e endocrinopediatras, já que no diagnóstico e tratamento desses casos, o diálogo e a conexão entre essas especialidades é fundamental”, explicou a sócia-diretora do DNA Center, Andrea Fernandes.
Deixe um comentário