Redação/Blog Elias Jornalista
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) realizou, na manhã desta terça-feira (26) uma capacitação para as equipes da Estratégia da Saúde da Família voltada para o manejo e cuidados contra a Sífilis. O evento que aconteceu no auditório do Centro Administrativo, contou com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentistas.
De acordo com Chyrly Moura, enfermeira da área técnica da saúde da mulher da Sesap/RN, uma das palestrantes do evento, explica que a Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível e que desde 2016 se espalhou como uma epidemia pelo país, com números crescentes.
“O que nos preocupa ainda é a transmissão vertical, ou seja, quando a mulher está grávida, adquire a doença e transmite para o seu bebê”, explicou ela.
Diante disso, segundo ela, o principal objetivo do encontro é reforçar, com os profissionais, sobre a importância do cuidado, tanto na prevenção, quanto no diagnóstico, principalmente no pré-natal, para captar, precocemente, a gestante e evitar que a criança venha ater a sífilis congênita.
Para a secretária de saúde o dia de hoje foi um momento de qualificação da rede de saúde. “Estamos trabalhando com uma linha de educação permanente, qualificando os nossos profissionais, que vão estar em contato direto com os usuários, pois a Sífilis é uma doença que a humanidade toda ainda sofre com ela”, destacou a secretária.
Deixe um comentário