Marca Maxmeio

Postado às 20h06 CidadeDestaque Nenhum comentário

ABS Brasil instala planta de manutenção de equipamentos eólicos em Macaíba.

Redação/Blog Elias Jornalista

Empresa fornece produtos, serviços e soluções de transmissão de alta qualidade para a indústria eólica nos cinco continentes

O secretário de desenvolvimento econômico Silvio Torquato, acompanhado do coordenador de desenvolvimento energético Hugo Fonseca, recebeu nesta quarta-feira (1) em seu gabinete o CEO Alejandro Pardiñas, da ABS Wind Brasil. A empresa escolheu o município de Macaíba (RN) para investir na instalação de uma planta, expandindo sua atuação no país e trazendo sua expertise global em soluções de engenharia e manutenção preditiva, preventiva e corretiva para equipamentos eólicos. A unidade foi inaugurada na última terça-feira (31).

A ABS Wind é uma empresa de engenharia global que fornece produtos, serviços e soluções de transmissão de alta qualidade para a indústria eólica nos cinco continentes, com vasta experiência adquirida nos parques eólicos em que atua pelo mundo. Destaca-se, por exemplo, o serviço de manutenção e execução de testes em multiplicadores reparados pela empresa.

Em fase final de análise pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o enquadramento da empresa no Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi) irá viabilizar a expansão de suas atividades no estado. “O governo do Estado segue com seu compromisso, trabalhando em uma política ativa de atração de investimentos com grande foco na área de energias renováveis. A instalação dessa fábrica é mais um exemplo de que a gestão da governadora Fátima Bezerra está fazendo seu papel para consolidação dessa indústria em nosso estado”, disse o secretário Silvio Torquato.

Em sua nova unidade em Macaíba, a empresa possui infraestrutura e equipe qualificada que permite a manutenção de equipamentos de turbinas eólicas de grandes e pequenas dimensões, de diversas marcas e modelos, e irá inaugurar em breve uma bancada de testes para comprovação da eficiência do reparo, um diferencial importante para o mercado eólico nacional, que passa a ter maior garantia e confiabilidade nos serviços prestados.

A equipe conta com uma gerência especializada em engenharia de grandes componentes, equipe técnica composta por especialistas em elétrica, mecânica, sistemas e gestão integrada, além de especialistas em Blades com conhecimento e treinamento em fábricas de produção seriada, análise e elaboração de procedimentos de reparação.

A ABS WIND faz parte do grupo IQ Engineering com mais de 20 anos de experiência em engenharia mecânica, engenharia em medicina nuclear e energias renováveis. Atuando em parceria com diversos clientes em mais de 17 países ao redor do mundo.

Políticas Públicas

No último dia 30, em audiência com representantes da sociedade civil, a governadora Fátima Bezerra determinou a criação de um grupo de trabalho para definir políticas sócio-ambientais relacionadas à instalação de plantas eólicas. Para ampliar o diálogo, a governadora também informou que enviará projeto de lei à Assembleia Legislativa para correção do Conselho Estadual de Política Energética (CEPE), instituído em junho de 2021. A ideia é incluir representantes da sociedade civil e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), com o diretor-geral, Leon Aguiar.

“Vamos criar uma comissão para que a gente possa dar continuidade a esse debate, independente das instâncias de natureza formal. Tenho orgulho de o Rio Grande do Norte ter esse potencial extraordinário de vento e de sol. O que nós temos que fazer é bom uso disso, essa discussão que vocês querem legitimamente é muito importante. O que queremos é exatamente compatibilizar o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente”, declarou a governadora, após ouvir as entidades, articuladas pelo Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, representado por Maria das Neves Valentim, e pelo Serviço de Assistência Rural e Urbano (SAR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *