Redação/Blog Elias Jornalista
Para uma grande maioria das pessoas que vivem no campo, ter um pedaço de terra para chamar de seu é o sonho de toda uma vida. Pois para 66 famílias dos assentamentos Caiçara, Frei Damião e Moacir Lucena em Apodi, município a 340 quilômetros de Natal, capital do Rio Grande do Norte, esse sonho virou realidade, com a entrega no último sábado (4) dos títulos definitivos de posse da terra.
A entrega dos títulos, promovida pelo Incra no Rio Grande do Norte, ocorreu dentro da programação da I Exposição Agropecuária de Apodi, realizada entre os dias 03 a 05 no município. Apodi possui 15 projetos de assentamentos, que ocupam uma área aproximada de 15 mil hectares.
O superintendente da regional, Marcelo Gurgel, comemora a ação. “É um dia importante para as famílias que estão recebendo o documento de suas terras e marca o início de uma nova fase. Agora cada um pode trabalhar com autonomia e buscar os meios para melhorar ainda mais a produção”, disse o gestor.
Outras ações em Apodi
Somente em 2022, o Incra emitiu para os beneficiários da reforma agrária no município, 172 Contratos de Concessão de Uso (CCU), que transfere o imóvel rural ao assentado de maneira provisória e garante o acesso à terra, aos créditos oferecidos pelo Incra e a outros programas do Governo Federal de apoio à agricultura familiar.
Desde 2020, a autarquia liberou 237 Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), que identifica o cidadão como pertencente à agricultura.
Também foram liberados o montante de R$ 331,2 mil em créditos para as famílias assistidas pelo Incra.
Deixe um comentário