Marca Maxmeio

Postado às 11h06 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito da Foto/ Pedro Lúcio.

O conceito dos institutos estaduais está sintonizado com o desenvolvimento local e regional. Todos os projetos são vocacionados para as regiões, são equipamentos de ensino e extensão direcionados ao envolvimento com a comunidade. “Existe a preocupação para que o deslocamento do entorno chegue até os institutos. Então, os problemas da comunidade serão problemas a serem resolvidos pelo instituto”, complementou Getúlio Marques.

Os 12 IERNs que serão construídos em todo o estado se somarão aos 11 centros de ensino profissionalizante, que se transformarão em institutos, previstos no programa Nova Escola Potiguar. O programa também prevê a construção de 10 escolas-padrão, a reforma de pelo menos 60 outras escolas e recuperação de outras 100 em todo o estado. Tudo isso acompanhado à inovação tecnológica, capacitação continuada dos profissionais da educação e ações permanentes de superação do analfabetismo.

Também estiveram presentes à solenidade: senadora Zenaide Maia; os deputados estaduais Francisco Medeiros e Isolda Dantas; secretários da administração direta e indireta do Estado – Daniel Cabral (Comunicação), Alexandre Lima (Sedraf), Lucenilson Ângelo (adjunto da Sedraf), Socorro Batista (adjunta do GAC), Márcia Gurgel (adjunta da Seec); Gaspar Pereira (adjunto da SIN); César Oliveira (diretor-geral da Emater); Walter Araújo (coordenador de Desenvolvimento de Áreas Industriais da Sedec); Edivane Vilar (diretora-presidente da AGN). E ainda: presidente da Câmara Municipal de Touros, vereador Tiago de Zezinho, representando o Poder Legislativo municipal; o secretário municipal de Agricultura de Touros, Petrônio José, representando o secretariado municipal; a diretora do SENAI, Luciene de Pontes; o presidente do Sindicato Rural e a presidente da Colônia de Pescadores, Nilvânia de França, representando os agricultores e pescadores da região; vereadores de Touros – Júnior Damasceno, Lelis, Maria Ediene e Paulinho Professor; e o pároco de Touros, padre William Lamark.

ENSILADEIRA

Na oportunidade, a governadora aproveitou para entregar uma máquina ensiladeira a representantes da agricultura familiar da região. A iniciativa integra as ações voltadas à Agroecologia e Convivência com o Semiárido da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).

A ensiladeira é uma máquina agrícola que transforma as plantas forrageiras em silagem, possibilitando fabricar o alimento com mais eficácia e rapidez. A silagem pode ser formada através de grama, sorgo, milho ou feno, picados em pequenos pedaços. Após colhido, o material é depositado em silos (depósitos) ou em sacos de silagem.

Ao todo, 20 municípios serão contemplados com a iniciativa. O investimento é de R$ 378 mil, com recursos próprios do Governo do Estado. Até o momento, além de Touros, seis municípios já receberam o equipamento: Caicó, Currais Novos, São João do Sabugi e Parelhas – no território do Seridó, e Apodi e Paraú, no território Sertão do Apodi.

O objetivo do investimento é fortalecer a pecuária no Estado do Rio Grande do Norte, por meio de soluções práticas, seguras e acessíveis, como a estocagem de alimentos, para os rebanhos dos agricultores familiares, principalmente no período de estiagem, como o incentivo à produção de silagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *