Marca Maxmeio

Postado às 09h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Queijeiros vinculados ao Governo Cidadão são premiados em concurso nordestino durante 16º ENEL.

Seis queijeiros do Rio Grande do Norte conquistaram dez medalhas no Concurso Nordestino de Queijos e Derivados, no último sábado (16). A premiação fez parte da programação do 16º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), promovido pelo Sebrae, em Vitória da Conquista, na Bahia. As categorias conquistadas enalteceram a qualidade do queijo manteiga, da manteiga de garrafa e dos seus iogurtes de leite de cabra.

Os produtores foram beneficiados com agroindústrias de laticínios (queijeiras e fábrica de laticínios), por meio do Projeto Governo Cidadão, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca (SAPE RN) e participaram das disputas em oito categorias, com premiações de diplomas e rosetas, de acordo com a pontuação. O grupo possui, agora, o direito de utilizar a marca do ENEL na embalagem dos seus produtos, como referência de qualidade.

“É uma alegria ver nossos beneficiários serem premiados a partir do que sabem fazer, e mais ainda por termos ajudado na construção de seus negócios, seja construindo queijeiras e agroindústria de laticínios, equipando esses empreendimentos, seja promovendo capacitações para a sustentabilidade”, comemorou o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coêlho, coordenador do Projeto Governo Cidadão (em Substituição Legal – Portaria Nº 68, de 28 de março de 2022, publicada no Diário Oficial do Estado em 29 de março de 2022).

O concurso contou com a participação de produtores de queijos e produtos lácteos situados na zona urbana ou rural de todos os estados nordestinos, com o objetivo principal de valorizar as produções do Nordeste brasileiro e premiar laticínios ou produtores artesanais pela qualidade e excelência.

“Essa premiação é muito importante para a gente que luta há tanto tempo para que nosso queijo seja reconhecido. Cada uma dessas medalhas representa o reconhecimento da qualidade de nossos produtos. Estamos todos muito felizes”, disse o produtor Lucenildo Firmino, de Tenente Laurentino, que foi agraciado com as rosetas de ouro e super ouro na categoria queijo manteiga e manteiga de garrafa. Galego, como também é conhecido, representou o RN na Mondial Du Fromage em Tours, na França, no ano de 2019, com o apoio do Governo do Estado via Governo Cidadão e Banco Mundial.

16º ENEL

Ofertando conhecimento, inovação, tecnologia e oportunidades de negócio, o Enel trouxe uma Ilha de harmonização e comercialização com 22 stands de produtos alimentícios; o espaço Agronordeste, com exposição dos produtos e serviços do projeto e o Agritechs, com 14 stands de empresas que levaram inovação ao agronegócio. O evento contou, ainda, com 13 expositores de equipamentos e insumos, arena de maturação, ilhas de atendimento ao público, cozinha show, dinâmica Senar e concurso nordestino de queijos e produtos lácteos. A última edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados foi realizada em agosto de 2019, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim/RN.

EDITAL DO LEITE E DERIVADOS DO RN

O Edital do Leite e Derivados do Governo do Estado, por meio do Governo Cidadão e da SAPE, construiu e está aparelhando 39 queijeiras ligadas às cooperativas Agropecuária do Seridó (CAPESA) e dos Agricultores Familiares do Seridó (COAFS). Todas as unidades foram estruturadas sob os padrões sanitários vigentes.

A COAFS e a CAPESA ainda receberam, respectivamente, reforma e usina fotovoltaica que fornecerá parte da energia de que necessitam. No caso da CAPESA, a usina serve ao funcionamento das unidades de beneficiamentos ligadas à cooperativa. A iniciativa se deu a partir do investimento estatal que ultrapassa os R$ 20 milhões, viabilizados pelo acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial.

Ainda por meio deste Edital, outras três queijeiras – nos mesmos padrões das do Seridó – estão sendo construídas na região Agreste potiguar, dentre elas a Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras do Litoral e Agreste Potiguar (ACLAP).

Do total de 42 queijeiras, seis estão em funcionamento e as demais estão em conclusão, recebendo os equipamentos para finalizar o processo de registro junto ao IDIARN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *