Marca Maxmeio

Postado às 11h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Fim do papel na gestão pública com geração de processos on-line, economia, transparência e investimento em segurança hídrica estiveram entre os temas das principais palestras.

Nos dias 14 e 15 de julho aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte, a 6° edição do Nordeste Unido Pelo Desenvolvimento, um projeto que tem como objetivo reunir representantes das nove entidades municipalistas dos estados nordestinos para discutir ações e projetos voltados ao avanço da região. O evento foi promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

 

Para o presidente da FEMURN e Prefeito de São Tomé, Babá Pereira, este foi um evento de grande importância para a discussão das ações dos municípios do Nordeste. “A cada dois meses os presidentes das Federações do Nordeste se reúnem para discutir pautas comuns aos Estados nordestinos. Este fórum tem o objetivo de fortalecer os municípios e entidades que ajudam no dia a dia os nossos municípios e a população nordestina”.

 

Entre as principais palestras esteve a do vice-presidente Executivo da Sogo Tecnologia, Antônio de Farias Leite Neto, que ministrou o tema “Prefeitura Digital e Inteligente: Como acabar com o papel gerando processos on-line, eficiência, gestão, economia e atendimento remoto do cidadão, tudo de forma rápida e definitiva”. A Sogo é uma empresa da Alfa Group e que possui mais de 10 anos de mercado levando soluções em tecnologia para a transformação digital de órgãos governamentais e instituições privadas.

 

Durante a palestra, Antônio de Farias falou sobre a 1Doc, plataforma de processos digitais que está presente em mais de 500 cidades brasileiras ajudando empresas e órgãos públicos a poupar tempo, dinheiro e aumentar a produtividade em gestão documental, atendimento e comunicação.

 

“É sempre um prazer participar de eventos que tenham como pauta a transformação digital, a inovação, a modernização dos governos, notadamente nesse caso as prefeituras do Nordeste, em prol da melhoria da vida do cidadão. Essa solução nós estamos enviando para mais de 500 cidades dos 26 estados significa que 1 a cada 4 brasileiros já utiliza essa nossa solução do Papel Zero. Ela leva transparência, eficiência, tecnologia, acessibilidade e gestão para o governo. Para o governo é importante do ponto de vista da economia absoluta em todo o ecossistema de papel e seus insumos. Do ponto de vista do cidadão, é a prefeitura levando a administração para dentro da sua casa, na palma da mão”, falou o vice-presidente.

 

O evento também contou com uma palestra do ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Na oportunidade, ele abordou as ações realizadas pelo governo Federal na região. Para o ex-ministro, ao ter a garantia do abastecimento de água, os Estados do Nordeste terão condições de “atrair indústrias, fortalecer o comércio e fomentar a geração de emprego e renda, o que resultará em cada vez mais desenvolvimento para os estados”, afirmou.

 

Realizado no Imirá Plaza Hotel, na Via Costeira, o evento contou também com a presença dos presidentes das nove entidades municipalistas, a exemplo de Ana Célia Cabral de Farias, Presidente da AMUPE-PE; Zenildo Brandão, Presidente da UPB-BA; Hugo Wanderley, Presidente da AMA-AL; Alan Andrelino, Presidente da FAMES-SE; George José, Presidente da FAMUP-PB; Eduardo Tabosa, Conselheiro Fiscal da Confederação Nacional de Municípios (CNM); além do Diretor-Presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Marcelo Andrade, entre outros nomes.

 

O evento teve encerramento com a construção da nova Agenda Nordeste que vai discutir e marcar novos compromissos do Nordeste Unido pelo Desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *