A Prefeitura de Natal realiza uma nova edição do Ciclo Natal, no próximo domingo (31), com a saída e chegada no largo do Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte da capital potiguar. A programação terá início à partir das 15h. A Secretaria de Esporte e Lazer de Natal (SEL), está organizando uma ampla programação que inclui, entre outras coisas, sorteio dos brindes de acessórios ciclísticos.
A Secretaria de Mobilidade de Natal – STTU irá realizar uma operação para preservar a segurança dos ciclistas e participantes do evento e manter as condições de fluidez das vias. Para tanto, o órgão solicita aos condutores que respeitem a sinalização, não estacione em locais onde haja a sinalização com cones e siga a orientação dos agentes de trânsito.
Eventos como o Ciclo Natal surgem para chamar a atenção da importância, no meio urbano, do uso das bicicletas como meio de transporte. Até o final de 2024, após a finalização dos projetos que estão sendo executados pela Prefeitura, os ciclistas terão à disposição mais de 115 quilômetros de áreas adequadas para pedalar de forma segura.
“O Ciclo Natal é uma ação que a Prefeitura de Natal faz, encabeçada pela SEL e a STTU, numa parceria antiga que conta com a participação de várias outras secretarias. Para além da questão da mobilidade, outro intuito importante no evento é reunir, no domingo à tarde, toda a família. Sempre testemunhamos a presença de crianças desde as menores de colo até idosos com 80 anos que gostam de pedalar”, comenta a secretária da SEL, Jodia Melo.
Essa será a quarta edição do Ciclo Natal em 2002. A primeira deste ano foi realizada na Zona Sul da cidade, em fevereiro, percorrendo um trajeto de 10km, a média de distância das edições. A cada Ciclo Natal realizado, é montada estrutura de segurança com a participação da STTU, animação e participação de grupos de ciclistas, chamando a população a participar dos passeios. Muitos iniciantes e crianças participam com segurança.
Atualmente, Natal conta com ciclovias, ciclorrotas e faixas compartilhadas em todas as regiões. Existem espaços do gênero nas avenidas Prudente de Morais, Ayrton Senna, Café Filho, Omar O´Grady, no Viaduto do Baldo, Ponte Newton Navarro, seguindo pela avenida João de Deus, no bairro de Santos Reis, pela avenida Duque de Caxias e finalizando com a conexão à ciclovia existente na avenida Rafael Fernandes (também conhecida como avenida do Contorno). Além disso, a capital potiguar possui estruturas cicloviárias na avenida Dr. Solon Miranda de Galvão, interligando a avenida Roberto Freire ao Anel Viário do Campus Universitário; Capitão-Mor Gouveia; Deodoro da Fonseca; Hermes da Fonseca e Roberto Freire.
Confira os roteiros:
Roteiro da ida
Avenida Maranguape
Rua Ilhéus
Rua Paranduva
Avenida Senhor do Bonfim
Rua Jequiriçá
Avenida Pico do Cabugi
Rua Itaboraí
Rua Ibiá
Rua Manacapuru
Avenida Itapetinga
Avenida Rio Doce
Avenida Tocantínea
Roteiro da volta
Avenida Tocantínea
Avenida Rio Doce
Avenida Itapetinga
Rua Itaboraí
Avenida Pico do Cabugi
Rua Jequiriçá
Avenida Senhor do Bonfim
Rua Paranduva
Rua Dr. Neilson Pinto de Souza
Rua Ilhéus
Avenida Guadalupe
Avenida Dr. João Medeiros Filho
Avenida Maranguape
Deixe um comentário