O Curso Guia de Visita Domiciliar do Programa qualifica 139 profissionais de 137 municípios
A Sethas encerra nesta quinta-feira (25), o curso Guia da Visita Domiciliar (GVD) de capacitação para supervisores e visitadores de 137 municípios do estado com execução do Programa Criança Feliz.
O Programa Criança Feliz foi instituído pelo governo federal por meio do Ministério da Cidadania, em 2016, e é voltado para que famílias em situação de vulnerabilidade com crianças de zero a seis anos e gestantes.
De acordo com a coordenadora da Gestão Estadual do Sistema Único de Assistência Social (COGESUAS) da Sethas, Edvânia Freiras, a capacitação faz parte das ações de educação permanente do SUAS no Rio Grande do Norte.
A capacitação, que ocorre no Monza Palace Hotel em Natal, de 22 a 25 deste mês, abrange 137 municípios que fizeram inscrição de 139 profissionais.
Supervisores e visitadores compõem as equipes do Programa e são responsáveis por acompanhar e dar orientações às famílias assistidas.
O curso GVD é importante para as equipes que atuam no Programa Criança Feliz que é complementar aos serviços socioassistenciais, assinala Edivânia Freitas. “Esse curso vem para qualificar a atuação dos supervisores junto aos visitadores e com isso a gente consegue fortalecer a atuação do Programa no Estado”, frisa a coordenadora.
Sumara Evangelista de Souza, do município de Canguaretama, explica que começou como visitadora do PCF recentemente. “Esse curso de capacitação é importante para quem está iniciando e para quem já atua há um bom tempo”, diz. Para ela, o aprendizado constante e a renovação nos conhecimentos são de suma importância para quem atua e para as famílias, além do próprio Programa.
Do município de Lagoa de Pedras, Verônica da Luz da Silva Andrade também considera o momento de capacitação importante porque estará se qualificando para qualificar os visitadores de seu município.
Ao mesmo tempo que realiza a capacitação do Guia da Visita Domiciliar pelo Governo do Rio Grande do Norte, a Sethas realiza ações do Mês da Primeira Infância (agosto) com discussões do tema “Garantindo o Desenvolvimento Infantil a partir do enfrentamento a pobreza”.
No RN, 144 municípios aderiram ao PCF que atualmente conta com 952 visitadores, atendendo aproximadamente 1.776 gestantes, 19.853 crianças de 0 a 3 anos de idade, e 178 crianças de 3 a 6 anos de idade que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
PÚBLICO PRIORITÁRIO DO PCF:
a) gestantes, crianças de até 3 (três) anos e suas famílias inscritas no Cadastro Único;
b) crianças de até 6 (seis) anos e suas famílias beneficiárias do BPC2;
c) crianças de até 6 (seis) anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente;
d) crianças de até 72 (setenta e dois) meses inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, que perderam ao menos um de seus responsáveis familiares, independentemente da causa de morte, durante o período Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da Covid-19.
Deixe um comentário