Conquista importante dentro da pauta das pessoas com deficiência, a Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (13) o Projeto de Lei que cria o Dia Municipal da Apraxia de Fala na Infância (AFI), por iniciativa da vereadora Divaneide Basílio (PT).
A data será anualmente comemorada no dia 14 de maio, com o objetivo de conscientizar e informar a população sobre os sintomas da doença; capacitar servidores e realizar ações de divulgação e orientação nas escolas municipais.
De acordo com a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), aproximadamente duas a cada mil crianças são diagnosticadas com o distúrbio neurológico, afetando mais os meninos. E quanto mais rápido o diagnóstico, mais precoce o tratamento.
A Apraxia da Fala pode ocorrer, secundariamente, em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento ou genéticos, como o autismo, Síndrome de Down ou a síndrome do X-Frágil, por exemplo.
“Este é mais um projeto importante sobre inclusão”, afirma Divaneide. “Sabemos que as pessoas com deficiência passam por desafios em muitos espaços e a Apraxia da Fala pode ser um processo difícil, mas reconhecimento faz buscar alternativas e acompanhamento qualificado”, diz.
Deixe um comentário