O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) realizou na tarde desta quarta-feira (14), uma palestra educativa sobre cuidados e prevenção da Tuberculose. A palestra foi destinada aos alunos e professores da Escola Municipal Francisca Fernandes da Rocha, localizada do bairro Monte Castelo.
De acordo com Robson Carmo, diretor pedagógico da unidade escolar, a palestra foi dividida em dois momentos. Primeiro, uma agente de saúde explicou aos alunos, reunidos no pátio, sobre os cuidados e formas de prevenção da doença. Em seguida, uma enfermeira também passou orientações para os professores.
A enfermeira xxx explicou que o principal objetivo foi esclarecer a respeito da diferença entre a Tuberculose e a ILTB (Infecção Latente da Tuberculose). A primeira é a doença propriamente dita, manifestada no organismo do indivíduo e a segunda ocorre quando a pessoa é infectada pelo bacilo da Tuberculose, porém não chega a desenvolver a doença.
De acordo com a enfermeira, as principais formas de evitar o contágio é lavar bem as mãos e ao perceber sintomas respiratórios evitar o contato com outras pessoas, mantendo o distanciamento. “Pedimos aos pais que ao perceber que o aluno apresentar algum sintoma respiratório, que não mande para a escola como medida de prevenção”, orientou a enfermeira.
Os principais sintomas da Tuberculose são: tosse, febre, coriza e perda de peso.
Deixe um comentário