Com palestras simultâneas ocorridas nas escolas Terezinha Paulino, no Parque dos Coqueiros e na Escola Municipal Antônio Campos, em Mãe Luiza, a Prefeitura de Natal, através do Sistema Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, concluiu nesta quinta-feira (15), mais um ciclo do Programa Famílias Fortes.
O Programa atende famílias com crianças/adolescentes na idade compreendida entre 10 e 14 anos e tem como objetivo principal, o fortalecimento de vínculos familiares, trabalhando temas como Amor e Limite e Projeto de Vida, onde pais/responsáveis e crianças/adolescentes discutem as temáticas entre si e em família, levando para casa, atividades a serem exercitadas entre eles.
A coordenadora do Programa em Natal, Sandra França, fala da emoção em vivenciar as partilhas pessoais dos participantes, ao finalizar a série de encontros e perceber as diferenças de comportamento e atitudes entre os participantes. Segundo ela, em meio aos depoimentos apresentados, está o relato de uma mãe que se emocionou ao compartilhar a mudança de atitude dos seus três filhos que, juntamente a ela, participaram ativamente dos encontros e que pode sentir e ouvir o quanto eles a amavam, ao contrário do que ela pensava. A coordenadora conta ainda, o fato de um garoto de 11 anos que pediu para participar sozinho, pois sua mãe estava impossibilitada por estar com bebê recém-nascido e assim o fez, até o último encontro, onde emocionou-se ao compartilhar o que o Programa representou para ele.
A aplicação do Programa Famílias Fortes conta com a participação das nove Secretarias Municipais que integram o Sismud. São elas: Semdes, SEL, SMS, SME, Secult, Seharp, Sempla, Semul e Semtas. O Programa acontece em sete encontros semanais e está em execução nas escolas municipais de Natal.
Deixe um comentário