A semana começou com muito trabalho para as autoridades de trânsito que atuam em Parnamirim. As secretarias de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem) e o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (Sesad), representaram a Prefeitura de Parnamirim e realizaram uma blitz educativa no centro da cidade, em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
O foco da ação foi a abordagem dos motociclistas que trafegavam pela Avenida Brigadeiro Everaldo Breves, em frente à Igreja Matriz, para sensibilizá-los sobre a importância do uso dos dispositivos de segurança que, em caso de acidentes, podem salvar vidas. O objetivo é tomar atitudes para minimizar ao máximo o risco de vida para quem está pilotando e para os demais atores do trânsito.
O presidente do Cetran, Harinson Almeida, analisou números e estatísticas de acidentes de trânsito no estado. De acordo com o dirigente do órgão colegiado, 51% de todos os atendimentos do Walfredo Gurgel dizem respeito a cirurgias ortopédicas. No último mês de agosto, o número de atendimentos para esses casos no mesmo hospital foi 31% maior. Diante desse dado, as autoridades competentes – entre elas o Cetran – traçaram um plano de ações por toda a região metropolitana de Natal, de onde geralmente vêm as vítimas.
“Em conjunto com a engenharia de trânsito, que trabalha para que tenhamos vias mais seguras, pessoal de fiscalização, como a relativa à embriaguez ao volante, e tantos outros órgãos comprometidos, nossa meta é salvar vidas”. O presidente continua dizendo que os acidentes de trânsito quase sempre possuem causas evitáveis. “Precisamos garantir a integridade de todos os atores do trânsito, sempre lembrando que gentileza gera gentileza. Só assim conseguiremos estabelecer uma cultura de paz no trânsito”, finalizou.
A blitz educativa no centro de Parnamirim contou também com a participação da equipe do Programa Vida no Trânsito, de iniciativa do Ministério da Saúde, voltada à vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde. A equipe realizou a entrega de material educativo e brindes aos motociclistas, enfatizando sempre o uso dos dispositivos de segurança e parabenizando o uso correto do capacete – com a cinta jugular e o engate devidamente afivelados por debaixo do maxilar do condutor.
De acordo com o coordenador de trânsito da Sesdem, Silvio Santos, na Semana Nacional do Trânsito foram feitas várias blitz educativas e ações, porém nesta segunda-feira (26), o foco foram os veículos de duas rodas. Para se ter uma ideia da alta demanda gerada para os hospitas de trauma, das cerca de 1200 entradas mensais no Hospital Monsenhor Wafredo Gurgel, um número alarmante diz respeito a acidentes de moto, o que ocasiona superlotação das unidades.
“Nossa ação busca a conscientização do condutor de motocicleta sobre a necessidade de andar com mais cautela e segurança. O tema deste ano não poderia ser mais sugestivo: Juntos Salvamos Vidas. Estamos distribuindo material educativo com panfletos, lixeiras canetas e o mais importante, plantando na mente de cada condutor a importância de um trânsito pacífico e mais seguro para todos”, disse o coordenador.
Deixe um comentário