Em atendimento à solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e conforme autorizado pelo Presidente da República, a Marinha mobilizou 3.156 Fuzileiros Navais para atuar nas operações de Garantia da Votação e Apuração (GVA) e no apoio logístico às Eleições 2022.
Em 23 de setembro, na Ilha do Governador, foram prontificados e inspecionados os militares e os equipamentos que participarão das operações de apoio às Eleições 2022. Na ocasião, além dos Fuzileiros Navais, foram apresentados 10 Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), 10 Viaturas Blindadas Sobre Rodas 8×8 PIRANHA IIIC, 6 Viaturas Blindadas Sobre Lagarta M113 MB1, 25 Caminhões 5 Ton, 45 Viaturas leves e 16 motocicletas, que foram mobilizados para a operação.
Tradicionalmente, a Justiça Eleitoral conta com as Forças Armadas no apoio logístico para transporte de material, de urnas e de pessoas a locais de difícil acesso, bem como no apoio à segurança e na manutenção da ordem pública em áreas específicas, durante as eleições. O emprego de tropas nessas situações ocorre sempre após solicitação formal do TSE e autorização presidencial.
Este ano, conforme solicitado pelo TSE, o Decreto nº 11.172 de 11 de agosto de 2022, publicado no Diário Oficial da União – DOU no dia 12 de agosto de 2022, autorizou o emprego das Forças Armadas em ações de logística e de segurança voltadas à Garantia da Votação e Apuração (GVA) das Eleições de 2022.
Deixe um comentário