Marca Maxmeio

Postado às 10h11 CulturaDestaque Nenhum comentário

O evento este ano será na praia de Upanema e terá atrações como Elba Ramalho, Cavaleiros do Forró e Dorgival Dantas.

A 3ª edição do Festival do Atum do Rio Grande do Norte – De Areia Branca para o mundo, será realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro no calçadão da praia de Upanema, um espaço novo na orla da cidade inaugurado recentemente, em outubro de 2021.

Após a pandemia, o Festival do Atum do Rio Grande do Norte ganhou uma roupagem contemporânea e vai passar a ser realizado em um ambiente maior e mais agradável. O calçadão da praia de Upanema mudou o hábito dos areia-branquenses que passaram a frequentar a praia em qualquer horário, principalmente após a instalação das luminárias de led, uma vez que Areia Branca é o primeiro município do Nordeste a ser 100% led com iluminação pública de qualidade e eficiência luminosa.

O Festival do Atum do Rio Grande do Norte, responsável por conceder a Areia Branca o título de Capital Estadual do Atum, é um evento para todas as idades. Tem local para crianças brincarem e shows artísticos agradando de moradores a turistas, de grupos de amigos a famílias com filhos pequenos, além do corredor gastronômico.

“O Festival do Atum é de fundamental importância para o desenvolvimento de nossa gastronomia, onde queremos tornar o atum um prato típico areia-branquense, além da nossa economia e do nosso turismo. E esse ano o evento está em um lugar, como dizem os jovens, ‘instragramavel’, e com isso esperamos uma maior participação de turistas de todo o Rio Grande do Norte e de estados vizinhos que gostam de apreciar novos sabores e vão se deliciar com os pratos a base de um pescado rico em nutrientes, que faz bem ao coração, ao cérebro e sistema imunológico”, disse a prefeita Iraneide Rebouças.

O corredor gastronômico composto por restaurantes de Areia Branca, entre eles os mais conhecidos que já atuam com os turistas, além dos estabelecimentos de cidades vizinhas, vai proporcionar um leque de pratos preparados a partir do pescado. Haverá também a degustação gratuita por tempo limitado por dia. Duas empresas de vinho, Terroir do São Francisco e Vinhedos do Vale, confirmaram presença no festival. A praça de alimentação tem capacidade para 500 pessoas e será animada todos os dias pelo “Forró do Pai D’egua”, a partir das 18 horas. Ao final do calçadão o visitante encontrará o palco para as apresentações culturais.

As atrações musicais, a exemplo das duas edições anteriores realizadas nos anos de 2018 e 2019, contemplam um estilo musical que vai do MPB romântico ao forró.

 

Programação

No sábado, 12 de novembro, abrindo a terceira edição do Festival do Atum do Rio Grande do Norte, a partir das 19 horas, tem o samba raiz do grupo local Sambloco. E, em seguida, a partir das 21 horas, a cantora e compositora Elba Ramalho.

Já no domingo, 13, a festa começa também às 19 horas com o MPB do grupo da terra Som da Ilha, e, as 21 horas, a banda de forró eletrônico, Cavaleiros do Forró.

E, na segunda-feira, 14, véspera do feriado da Proclamação da República, fechando o festival, Lieberth Rodrigues e Banda sobem ao palco com um repertório eclético abrindo à noite para “O Poeta” das composições de amor, o cantor e compositor Dorgival Dantas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *