Começou nesta quinta-feira (10), o Papai Noel dos Correios 2022, uma das maiores ações natalinas do Brasil. Milhares de cartinhas
O evento estadual de lançamento foi realizado no auditório dos Correios, em Natal, e contou com apresentações culturais de crianças participantes da campanha, além da leitura de cartas diretamente para o Bom Velhinho. O superintendente estadual, Nailton Oliveira, reforçou a missão abraçada pelos Correios há 33 anos e o sentimento de gratidão aos potiguares que ajudam, ano após ano, a tirar os sonhos das crianças do papel.
Com o formato híbrido, o apadrinhamento das cartas pode ser feito online ou nas agências dos Correios de Natal, Parnamirim e dos municípios de Apodi, Assu, Antônio Martins, Caicó, Currais Novos, Mossoró e Pau dos Ferros. No Estado do RN, já estão disponíveis mais de 5 mil cartinhas escritas por alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (as escolas foram indicadas pelas secretarias de educação) e por crianças e adolescentes de projetos sociais à espera de adoção. Os pedidos são os mais variados: bolas, bonecas, carrinhos, calçados, roupas e materiais escolares.
Os Correios empenham a dedicação de seus empregados e sua capacidade logística para entregar os presentes e atender às expectativas de milhares de crianças. Graças à solidariedade dos potiguares, mais de 4 mil cartinhas foram adotadas no RN em 2021.
Sobre a campanha – A campanha nasceu pela iniciativa de alguns empregados da estatal que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartinhas escritas por crianças destinadas ao Papai Noel. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os primeiros presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios.
A iniciativa visa incentivar a escrita por meio das cartinhas e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes das crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Como enviar uma carta – Crianças até 10 anos de idade que não tiveram sua escola e/ou município contemplados ainda podem mandar uma cartinha para a campanha. Para incentivar a criatividade e a redação, as cartinhas devem ser manuscritas, de preferência pela própria criança. O envio destas cartas poderá ser de duas formas: nas agências dos Correios e pelo Blog da campanha. As cartas que atenderem aos critérios estabelecidos pela ação serão disponibilizadas para adoção. Não são selecionadas cartas que contenham endereço, telefone ou foto da criança. Todos os critérios podem ser consultados no Blog Noel. No RN, as cartas podem ser cadastradas no blog ou entregues presencialmente até o dia 18/11.
Como adotar – Para adotar, é simples e fácil. Basta se dirigir a uma agência participante da ação ou acessar o blog da campanha, no período de 10/11 a 7/12. Na página, é preciso clicar em “Adoção On-line” e seguir os passos. Será necessário escolher a localidade para visualizar as cartinhas disponíveis em cada cidade ou município.
Entrega dos presentes – A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente nas agências dos Correios, até a data limite de 7 de dezembro. Os presentes precisam estar identificados com as informações que constam no cabeçalho da cartinha (código da instituição, número da carta, nome da criança, ano, turma e pedido).
Toda a sociedade pode participar dessa imensa corrente de solidariedade, que há 33 anos une empresa, empregados, voluntários, padrinhos e madrinhas para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Todas as informações estão disponíveis no endereço https://blognoel.
Deixe um comentário