“Coração na Batida Certa” – Campanha da SOBRAC alerta população sobre riscos das arritmias cardíacas
A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) realiza a Campanha “Coração na Batida Certa” em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita (12 de Novembro). No Rio Grande do Norte, a ação é promovida em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC-RN), no próximo sábado (12), no Natal Shopping, das 10h às 18h. O evento tem presença de médicos cardiologistas, promove orientação à população, e ensina técnicas de massagem cardíaca aos participantes interessados.
As arritmias cardíacas são alterações que ocorrem no ritmo dos batimentos cardíacos e pode acometer 1 em cada 4 pessoas ao longo da vida, tanto em homens quanto em mulheres de qualquer faixa etária, sendo responsável pela morte súbita de cerca de 300 mil brasileiros por ano, segundo dados da SOBRAC.
Dividida em dois tipos: taquicardia, quando o coração bate muito rápido, ou bradicardia, quando as batidas são muito lentas e descompassadas. Um coração saudável bate entre 60 e 80 vezes por minuto, e é importante se manter atento às alterações. Caso os batimentos variem com frequência e sem explicação aparente é importante buscar atendimento médico para realizar exames. São sinais de alerta: palpitações, desmaio, tontura, confusão mental, cansaço, falta de ar e fraqueza. Mas, atenção! As arritmias cardíacas também podem não apresentar sinal.
Dentre os fatores de risco estão a predisposição genética e o estilo de vida. Uma adoção de bons hábitos, com alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e cereais; evitar tabagismo, bebidas alcoólicas e energéticos, controlar diabetes e a hipertensão, praticar exercícios físicos (antes de iniciar a prática, é importante passar por avaliação cardiológica), além de evitar picos de estresse estão entre as prevenções.
O tratamento varia de acordo com a causa, a gravidade e as condições do paciente. Realize consultas regulares ao seu cardiologista de, pelo menos, uma vez por ano.
Entenda a Fibrilação Atrial
A Fibrilação Atrial (FA) é o tipo de arritmia cardíaca sustentada mais frequente, com uma maior incidência na população idosa.
A complicação mais temida da FA é o acidente vascular cerebral, conhecido como “derrame”, que ocorre em razão da contração pouco eficiente dos átrios, gerada pelos batimentos cardíacos irregulares. Essa condição facilita a formação de coágulos no interior dos átrios, que podem se desprender e entupir as artérias cerebrais, interrompendo a circulação de sangue e o oxigênio para o cérebro (isquemia e infarto cerebral).
Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita
Em 2010, o dia 12 de novembro foi instituído oficialmente como Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita.
Sobre a Campanha
A Campanha Coração na Batida Certa da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) nasceu em 2007 com a missão de divulgar e alertar a população sobre os principais sintomas de uma arritmia cardíaca.
Deixe um comentário