A Maternidade Divino Amor (HMDA) recebeu mais uma edição do projeto Bebê Cidadão. A cerimônia de entrega simbólica da chave da cidade à primeira criança a nascer no município, aconteceu ontem (1º), às 16h, no HMDA.
O primeiro bebê de 2023 foi a linda Ana Lauanny, filha do casal Anderson e Anallicy. Ana veio ao mundo às 6h13, pesando 3kg e 49cm.
Coordenado pela secretária da Semas, Alda Lêda, o projeto é acompanhado pelo CRAS da área da residência da criança, e inserido no Programa Criança Feliz, desde que haja vagas disponíveis.
O projeto Bebê Cidadão começa desde a primeira infância, ou seja, na gestação, com os cuidados no pré-natal, onde a gestante é acompanhada nas UBS. O objetivo é assegurar os direitos das crianças que nascem em Parnamirim.
Além disso, o município assegura ao bebê seu registro de nascimento, CPF e cartão SUS, imunização, além dos principais testes como, linguinha, pezinho, orelhinha, olhinho e coraçãozinho.
Os pais são orientados a atualizar o cadastro único e inserir seus filhos na educação do município a partir dos 2 anos de idade.
Estiveram presentes no evento a secretária adjunta da Semas, Marta Lopes, a secretária de Saúde, Luciana Guimarães, a secretária adjunta de Saúde, Elizabeth Carrasco, a secretária de Educação, Delmira Dalva, o presidente do Comdica, Erinaldo Costa, a assessora técnica da pasta da Semas, Vitória Régia Cavalcanti, e as diretoras da Maternidade Divino Amor, Ana Michele e Karina Figueiredo.
Ao final do evento, as mamães que estavam na maternidade foram agraciadas com um mimo dado pela secretária Alda Lêda, que fez questão de visitar as novas mamães parnamirinenses neste dia tão especial.
Texto: Rannier Lira
Deixe um comentário