Marca Maxmeio

Postado às 20h01 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito da Foto/Ebenezer Nóbrega.

Certificações são frutos do programa desenvolvido no RN pelo Sistema Fecomércio, por meio do Senac, com foco na promoção da sustentabilidade e governança municipal dos destinos turísticos

 

Foi realizada, nesta terça-feira (17), no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, a solenidade de entrega do selo internacional DEL Turismo & Good Travel Seal, para a Pousada Toca da Coruja, localizada em Tibau do Sul, na Praia da Pipa,  e Restaurante Camarões, em Natal.

 

Concedida pela fundação holandesa Green Destination, a certificação é um dos frutos do Programa DEL Turismo, iniciativa inspirada no modelo alemão e implementada no RN pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, com apoio do Centro de Formação Profissional da Economia Bávara (BBW) e SEQUA, da Alemanha,  a fim de promover treinamentos focados na promoção do turismo sustentável e governança municipal de destinos turísticos.

 

“O objetivo do DEL Turismo é promover a excelência em organização turística, sustentabilidade e turismo responsável nos municípios conveniados, levando diferenciais competitivos que colaboram para o desenvolvimento econômico local. O selo DEL Turismo & Good Travel Seal é mais um recurso para auxiliar as cidades e empreendimento atendidos”, explica o coordenador regional do Del, Marcelo Milito.

 

Enquanto o Programa DEL Turismo trabalha a gestão sustentável nos municípios, o selo DEL Turismo & Good Travel Seal reconhece os empreendimentos turísticos que desenvolvem ações comprometidas com a gestão ambiental, responsabilidade social, saúde e segurança em suas rotinas de trabalho.

 

O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa foi o primeiro estabelecimento a receber o selo, em 2021. No final de 2022, a Pousada Toca da Coruja e o Restaurante Camarões também foram certificadas. Para se submeterem ao selo, as empresas passaram por uma avaliação criteriosa com cerca de 57 quesitos, separados em 12 temas, definidos de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Global de Turismo Sustentável. Entre os critérios analisados, estão acessibilidade, energia e clima, poluição e ruído, desperdício, herança cultural e espaços verdes.

 

“Nós tivemos uma grande consultoria do DEL e isso foi muito importante porque eles nos mostraram o caminho de uma forma mais técnica, com orientações que nos permitiu melhorar e traçar um projeto de futuro”, disse Heloisa Faria, proprietária da Pousada Toca da Coruja.

 

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a subsecretária da Setur RN, Solange Portela e o representante da Green Destinations no Brasil, Andreas Dohle, entregaram as premiações aos estabelecimentos certificados. Queiroz enfatizou o pioneirismo da instituição no desenvolvimento de programas e ações que visam promover a competitividade turistica do Rio Grande do Norte.

 

“Desde 2009 abrimos um diálogo com a Alemanha no sentido de promover um intercâmbio de ações estratégicas focadas no desenvolvimento do turismo. Essa parceria rendeu importantes projetos para o RN, como o Verena e o DEL, iniciativas que, entre outros frutos, projetou o nosso estado internacionalmente como destino turístico sustentável. Graças a essas ações, nos tornamos o primeiro hotel do Brasil a obter esse certificado, além do primeiro na América Latina, certificado pela ABNT com o ISO de sustentabilidade. Esses reconhecimentos nos mostram que estamos trabalhando de forma correta, diferenciada e, principalmente, comprometida com a sustentabilidade”, disse o presidente do Sistema Fecomércio RN.

 

Green Destinations

 

Green Destinations é uma organização global criada na Holanda para apoiar e dar visibilidade aos destinos comprometidos com boas práticas sustentáveis em seus modelos de gestão do turismo. A fundação desenvolveu um programa de suporte que inclui mais de 40 ferramentas de avaliação e relatórios, incluindo cursos de treinamento em mais de 90 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *