Ação visa desenvolver competências nas mulheres para atuarem no setor aeroespacial
O espaço inspira e provoca, em muitos estudantes, o desenvolvimento do gosto pelo conhecimento. Proporcionando o protagonismo feminino no campo científico, as escolas da rede estadual de educação podem se candidatar para participarem do projeto Meninas no Espaço, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que busca estimular e desenvolver competências nas mulheres para atuarem no setor aeroespacial.
O projeto ofertará bolsas para estudantes, professores e proporcionará às escolas a oportunidade de ofertar uma vasta gama de cursos, que vão desde as metodologias ativas para o setor aeroespacial, introdução à astronáutica, gestão de projetos, linguagem de programação e a introdução a foguetes. O projeto terá uma carga horária semanal de 20h.
As inscrições seguem até o dia 3 de fevereiro. Para participar, a escola deve preencher o formulário online disponível neste link. A unidade de ensino deverá seguir todos os itens definidos no edital nº03/2022 – Meninas no Espaço/UFRN. Serão selecionadas 15 escolas e em cada instituição deverá ter uma equipe formada por um professor ou uma professora da área de matemática, física, química ou áreas afins e uma equipe com cinco estudantes devidamente matriculadas.
Na manhã da última segunda-feira (30), a secretária de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN, professora Socorro Batista, recebeu, no órgão central da SEEC, a professora Mariana Rodrigues, coordenadora geral do projeto, e o professor Júlio Rezende, para dialogarem sobre a importância do conhecimento científico e a mobilização para a realização do projeto.
“Importante ofertar essa experiência para nossas escolas, pois esse é um caminho para que cada estudante sinta-se motivado para aprender, além de democratizar o acesso ao saber científico. E, tratando-se de um projeto dedicado ao público feminino, é uma boa oportunidade de discutirmos a importância do empoderamento das mulheres no campo da ciência”, frisou a professora Socorro Batista.
O projeto Meninas no Espaço é coordenado pelo Departamento de Engenharia de Produção com parceria com outros departamentos da UFRN e terá duração de seis meses.
Deixe um comentário