Marca Maxmeio

Postado às 13h02 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito da Foto/Vini Leão.

Após reforma, infraestrutura foi otimizada e a capacidade de atendimentos ampliada Expectativa é oferecer mais comodidade ao público em 2023

A Biblioteca da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), recebeu melhorias no espaço recentemente e vem disponibilizando oferta de novos serviços. O funcionamento do local continua das 8h às 17h, sem intervalo para almoço, de segunda a sexta-feira. O acervo do lugar conta com mais de 5 mil títulos e um total de aproximadamente 11 mil exemplares de diversas áreas do conhecimento e literatura. Além de todo o acervo, empréstimos, salas de leitura e de estudos e computadores para pesquisa, tem acesso livre para o público em geral.

Diretor-geral da EGRN, o professor João Emanuel Evangelista ressalta a importância e função do espaço. “A leitura é muito importante para o nosso desenvolvimento enquanto cidadãos. A Biblioteca da Escola de Governo cumpre um papel central no estudo de muitos servidores que procuram o espaço para aprenderem cada vez mais e desenvolverem suas pesquisas no dia a dia”, pontuou.

Localizada no Centro Administrativo do Estado, no primeiro andar da Escola de Governo, a biblioteca precisou fechar em setembro de 2022 para reparos estruturais, sendo reaberta ao público em 31 de outubro. Nesse tempo, as paredes ganharam vida com as pinturas do artista potiguar Miguel Carcará e o acervo foi reorganizado. Além disso, foram criadas duas novas salas (uma sala de reuniões e outra de audiovisual) e o layout da unidade informacional foi modificado, o que proporcionou melhorias na iluminação e ampliou o espaço para estudos. No mês de dezembro, a biblioteca foi oficialmente reinaugurada com a presença da governadora Fátima Bezerra, do secretariado estadual, gestores e servidores públicos, além de autoridades.

Outra novidade está relacionada ao acervo. Foram adquiridos, por meio de doação da Editora da UFRN (Edufurn), mais de 100 títulos de livros de diversas áreas do conhecimento, os quais estarão disponíveis para pesquisas à medida que forem catalogados. “Todas essas melhorias não só contribuirão de maneira efetiva para melhor atender aos interesses informacionais de nossos usuários, mas também vai ajudar a atrair mais visitantes com interesses relacionados à pesquisa, conhecimento e cultura”, destacou a bibliotecária e pesquisadora da EGRN, Silvana Souza.

Os usuários aprovaram as benfeitorias realizadas no espaço. Marcus Mendonça, que é pesquisador-bolsista na área de Direito, reitera a importância da biblioteca não só para fomentar as bases teóricas dos seus estudos, como também para o desenvolvimento de dezenas de pesquisas em curso voltadas à inovação na Gestão Pública. “A biblioteca dispõe de obras de autores clássicos do Direito Administrativo, fato que auxilia no embasamento teórico da minha pesquisa – que se refere ao tratamento de dados pessoais na Administração Pública do RN, e na elaboração de palestras e cursos sobre o tema em questão. A estrutura física também é muito boa, sendo um ambiente tranquilo de consulta e estudo”.

A Biblioteca da Escola de Governo ganhou ainda um espaço online, com produção científica de instituições parceiras como UFRN, IFRN, UERN e Fapern. Intitulada Biblioteca Virtual do RN Luís Felipe Fernandes Freire, o ambiente subsidiará as Redes Cooperativas de Pesquisas e suas publicações, além de propagar conhecimento produzido dentro do Rio Grande do Norte. O domínio é o www.bibliotecavirtual.rn.gov.br.

Para mais informações sobre a biblioteca, basta acessar a aba respectiva no menu do site da Escola de Governo (www.escoladegoverno.rn.gov.br) ou entrar em contato através do e-mail bibliotecaeg@sead.rn.gov.br ou pelo telefone 3190-0600, ramal 8025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *