Fundo de Quintal encerrou a primeira noite de shows no polo Ponta Negra. Crédito: Foto: Alex Régis.

A retomada do Carnaval de Natal está trazendo alegria para o povo e crescimento também para a economia da Capital Potiguar. O Prefeito Álvaro Dias, no segundo dia de festas na cidade fez questão de ressaltar a importância do evento, em 2023. Nesta sexta-feira (17), ele visitou o Polo da Redinha e o de Ponta Negra.

“O Carnaval é uma festa de alegria e paz, mas também é uma festa da economia. Desde os grandes empresários ligados ao turismo, motor do nosso desenvolvimento, até os ambulantes, artistas, entre tantos outros”, comentou o prefeito.

O empresário da área artística, Alex Padang reforçou o discurso do prefeito. “Não é a primeira vez que a Cavaleiros do Forró está no Carnaval de Natal e este ano, de retomada é especial. A festa é importante para a nossa classe artística e para toda economia. Os números da Fecomércio de anos anteriores mostram isso. E quero agradecer ao prefeito Álvaro Dias por esse apoio ao artista potiguar”, comentou Padang.

Na Redinha, no Palco do Largo do Buiú, Álvaro Dias cumprimentou populares e fez questão de visitar toda a estrutura montada pelo Município para a festa. Esteve no Pronto Socorro, conversou com médicos e enfermeiros, falou com foliões e depois subiu ao palco para assistir a apresentação da Banda Cavaleiros do Forró.

“Estamos aqui com toda a estrutura de pessoal, equipamentos e ambulância para atender a todos. Além disso, temos toda a parte de prevenção às doenças sexualmente transmissiveis”, explicou a médica de plantão Carolina Rêgo.

Ambulantes

Os ambulantes que estão trabalhando nos mais variados polos do Carnaval de Natal reconhecem a importância do investimento da Prefeitura no Carnaval. “É das festas que tiro o meu sustento e da minha família há 25 anos. Este ano estou aqui com meus dois filhos já adultos trabalhando”, festejou o ambulante Carlos Oneilson. O trabalhador se registrou na Semurb e obteve a autorização para trabalhar no Polo Petrópolis.

No mesmo local, Luís Antônio – o “Galego do Algodão Doce”, como gosta de ser chamado, disse que está muito animado com a folia. “Está sendo muito bom e ainda vai melhorar. Vivo de festas, praia e eventos, sempre vendendo minhas coisas para as crianças. Um carnaval como esse ajuda muito”, revelou.

Outro ambulante que disse estar satisfeito e esperançoso foi Lúcio Franklim, 51 anos. Ele tem feito uma dupla jornada de trabalho para aproveitar o “reinado de Momo” e melhorar a renda da família. “Tenho um trailer de lanches próximo à Maternidade Januário Cicco. Passo o dia lá e a noite venho aqui para a festa vender um pouco mais. Somos trabalhadores e essas festas são uma oportunidade para ganhar mais”, disse.

Festival de Marchinhas de Carnaval

O Festival de Marchinhas de Carnaval foi realizado no Polo Petrópolis do Carnaval de Natal. O concurso reúne autores e intérpretes numa homenagem a Claudomiro Batista de Oliveira (Dosinho) – considerado um dos maiores expoentes do Carnaval potiguar.

Nesta sexta-feira (17), uma turma animada chamava atenção. Em frente ao palco, uma torcida organizada vibrava ao som da “Marchinha da Pitomba”. No palco, a cantora Silvana interpretava a música ao lado de duas meninas, filhas do autor da Marchinha.

Marcelo Vasconcelos, 42 anos, reuniu a família, amigos e trouxe até quem inspirou a letra recheada de duplo sentido. “Acho maravilhosa a iniciativa da Prefeitura. Estou participando pela primeira vez e estou adorando”, conta.

O autor fez questão de revelar como criou a letra irreverente da marchinha. “Estávamos reunidos na casa de amigos e de repente dona Aglair revelou que toda a vez que fazia amor com o marido ganhava um presente. Foi quando alguém disse que iria dar um cacho de pitomba para a esposa. Todos riram e eu criei a marchinha”, relembra.

“Musa inspiradora” da música, dona Aglair Barros estava presente durante a interpretação no Polo Petrópolis. “É algo muito diferente. Foi maravilhoso, confesso que fiquei muito emocionada quando a Silvana começou a cantar”, comentou dona Aglair.

O Polo Petrópolis ainda contou com a apresentação da Banda Perfume de Gardênia, que agitou o público ao lado do Colégio Atheneu.

Ponta Negra

O Prefeito Álvaro Dias chegou ao Polo Ponta Negra já durante o show da banda Fundo de Quintal. Os músicos fizeram questão de cumprimentar o chefe do executivo. “Queremos agradecer o convite para tocar nessa cidade maravilhosa. Obrigado Prefeito”, disseram antes de seguir animando ao grande público que tomou conta da praça dos Gringos, na noite desta sexta-feira (17).

“Saí da Redinha que já tinha um grande público e chegou aqui em Ponta Negra a praça está lotada. É muito bom poder ver os cidadãos natalenses felizes novamente com a volta do nosso carnaval”, festejou Álvaro Dias.

90 anos de vitalidade

O prefeito atendeu ao convite das pessoas e desceu para acompanhar o show em frente ao palco. Álvaro Dias se surpreendeu com a vitalidade de dona Lina, angolana, de 90 anos de idade. “Venho sempre. Adoro festas. Estive no casamento do Príncipe William em Londres e hoje estou aqui em Ponta Negra”, contou.

A idosa dançou ao som da banda Fundo de Quintal e, para recuperar as energias, ela sempre trás de casa uma cadeirinha. “Quando eu canso paro um pouquinho, afinal já são 90 anos”, falou sorrindo apesar do som alto ao redor. “Nunca me incomodou. Amo a música”, disse.

Dona Lina veio acompanhada por Ceiça Filadelfo que fez questão de relembrar que ela foi entrevistada na Inglaterra e chama atenção onde chega. “A alegria e vitalidade dela contagiam. Todos quiseram fazer fotos com ela aqui. Lá na Inglaterra, no casamento do Príncipe William o SBT entrevistou ela e ficaram surpresos com a força e animação dela apesar da idade”, lembra.

O prefeito ainda recebeu o Rei Momo e a Rainha do Carnaval da Capital Potiguar. Allan Almeida e Lívia Pacheco chegaram cheios de “samba no pé”. “A festa está linda em todos os lugares que vamos. A Prefeitura caprichou e o povo está adorando”, comentou o Rei. “Estou muito animada. Amo dançar e levar alegria para as pessoas”, complementou a Rainha.

Álvaro Dias aproveitou para convidar aqueles que ainda não participaram da festa. “A festa está linda. Vamos fazer o maior carnaval de todos os tempos e tudo isso com muita paz e segurança. As famílias estão nas ruas e vi isso quando sai desde a Redinha até Ponta Negra. O policiamento e a Guarda Municipal estão nas ruas, mas graças a Deus não estão tendo trabalho. É um carnaval da paz”, constatou.

Na noite desta sexta-feira (17), o Polo Ponta Negra ainda recebeu as apresentações da Orquestra Terra do Sol convida Banda do Giba e Sueldo Soares. Neste sábado (18) a programação conta com Yrahn Barreto, Samara Alves e Geraldo Azevedo. Os shows começam a partir das 19h, mas às 16h30 já tem o bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens e outros blocos nas ruas.

Confira a programação diariamente no app Natal Digital e escolha em qual polo da cidade vai participar da festa.